A g n u s D e i

FESTA DE CORPUS CHRISTI
fonte: ed. Paulus

"Graças e louvores se dêem a todo momento ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento"

1. O SIGNIFICADO DA CEIA PASCAL

As refeições ocupam um lugar importante na nossa vida. Sem comida, a gente morre de fome. Mas, a refeição, em certos momentos, tem também valor simbólico. Ela é, então, sinal de alegria, amizade, união entre os convidados.

A Ceia Pascal para os judeus é uma festa nacional e religiosa. É a passagem (Páscoa) da escravidão para a liberdade.

Iniciava-se a refeição com uma bênção. O cordeiro é o alimento mais importante. Havia também pães sem fermento, lembrando a pressa da saída, e as ervas amargas, significando o sofrimento da escravidão.

A refeição terminava com o copo de vinho, chamado "o cálice da bênção". A refeição alimentava a memória histórica do povo (Ex 12,1-28; Dt 16,1-8).

2. O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA

Jesus na última ceia, celebrada com seus discípulos, inaugurou a Nova e Eterna Aliança com a humanidade.

"Jesus tomou o pão nas mãos e rezou louvando e agradecendo. Depois partiu o pão e deu a seus amigos, dizendo:

Tomai todos e comei: isto é o meu corpo, que será entregue por vós.

Depois Jesus tomou o cálice com vinho, de novo rezou e agradeceu, e deu a cada um, dizendo:

Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos para remissão dos pecados. E disse também: Fazei isto em memória de mim" (Lc 22,19; 1Cor 11,24-25)

Assim, Jesus instituiu o Sacramento da Eucaristia, presença real do Corpo e Sangue do Senhor sob as espécies do pão e do vinho, e constituiu os seus apóstolos e seus sucessores, até o fim dos tempos, para que este Sacramento fosse para toda a humanidade a lembrança (memorial) de sua Paixão, Morte e Ressurreição.

3. O PÃO DA VIDA

Um dia, Jesus foi com seus apóstolos a um lugar deserto para descansar um pouco. Muitas pessoas foram attrás deles. Jesus, vendo a grande multidão que os seguia teve pena daquela gente e pediu aos apóstolos que eles procurassem comida. Eles só acharam cinco pães e dois peixes. Aí, Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes e os distribuiu para todos. E fez a mesma coisa com os peixes. Todos comeram à vontade e até sobrou comida. A alegria e a admiração do povo diante desse acontecimento foram tão grandes que a multidão queria fazer de Jesus um rei (Jo 6,1-15).

"Na verdade, vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeiros, e não porque entenderam os meus milagres. Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim, nunca mais terá sede... Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão, viverá para sempre. E o pão que eu vou dar é a minha própria carne, para que o mundo tenha a vida.

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque o meu corpo é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, vive em mim e eu vivo nele... Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os antepassados de vocês comeram e assim mesmo morreram. Mas quem come deste pão viverá para sempre" (Jo 6,26-27.35.51.56.58).

4. O CULTO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

O culto que se presta ao Sacramento da Eucaristia é divino, é culto de latria, isto é, culto ao Deus único e verdadeiro.

O Sacramento da Eucaristia foi instituído por Jesus para que Ele mesmo nos alimentasse: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, vive em mim e eu vivo nele" (Jo 6,56).

O Mistério Eucarístico, em toda a sua plenitude, acontece tanto na celebração da Missa, como no culto das espécies consagradas que se conservam no sacrário ou se expõem para a adoração dos cristãos ou para a aclamação nas procissões.

5. A COMEMORAÇÃO

A Festa da Eucaristia deveria ser no dia da sua instituição: Quinta-Feira Santa. Mas, como a Semana da Paixão não é um tempo oportuno para festas, a Festa da Eucaristia - Corpus Christi - é celebrada na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade.

Hoje, a festa de Corpus Christi continua tendo destaque nas comemorações populares. Enfeitam-se as ruas para que o Santíssimo Sacramento possa passar, trazendo à volta de si, toda uma procissão de pessoas que rezam e cantam hinos próprios da Festa.

É a homenagem que se presta a Jesus que alimenta a vida do cristão.

Para ser cristão deve-se entrar neste Mistério que Cristo apresenta, isto é, comungar o seu Corpo.

Jesus afirma que Ele é o Pão da Vida que desceu do céu para dar a vida ao mundo (Jo 6,32-35).

No Brasil, [a] cada 5 anos, celebramos o Congresso Eucarístico [...].

6. COMPROMISSO

A Eucaristia que recebemos em comunhão e enaltecemos na procissão de Corpus Christi significa o compromisso de todos os cristãos, reunidos em comunidades e em volta da mesma Ceia do Senhor.

O compromisso, hoje, é de solidariedade e de partilha com os que não têm pão, moradia, terra, saúde, construindo, com todos, uma sociedade justa e fraterna, sinal da presença do Reino de Deus entre nós.

Retornar