»» Artigos Diversos

IMPULSO SEXUAL
Autor: Rui Fernandes
Fonte: Lista "Tradição Católica"

"Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo" (ICor 6,19-20)

O QUE SÃO OS IMPULSOS NATURAIS

Todo ser humano possui tendências naturais ligadas à vida, as quais necessitam ser satisfeitas ou sublimadas, de acordo com cada caso. A psicologia chama "tendências fundamentais" ou impulsos.

Os impulsos são as tendências fundamentais do homem.

A tendência de comer - é uma tendência fundamental do homem, um impulso - é o impulso de autoconservação.

A tendência de conversar - é uma tendência fundamental do homem, um impulso - é o impulso de sociabilidade.

A tendência de copular - é uma tendência fundamental do homem, um impulso - é o impulso sexual.

O QUE É O IMPULSO SEXUAL E QUAL A SUA FUNÇÃO

Deus, na sua sabedoria, criou na natureza do homem e da mulher o impulso sexual de forma a garantir que a espécie humana se reproduzisse sobre a face da terra. Se não fosse o impulso sexual, o homem não procuraria a mulher e nem a mulher procuraria o homem, resultando que a raça humana se extinguiria em pouquíssimo tempo. O impulso sexual é portanto um impulso natural, criado por Deus, o qual impulsiona o homem para a mulher e a mulher para o homem, de forma a copularem, garantindo assim a reprodução da espécie humana.

COMO FUNCIONA O IMPULSO SEXUAL

O impulso sexual funciona justamente porque há no corpo de todo ser humano, tanto do homem quando da mulher, um conjunto de glândulas, as quais jogam hormônios no sangue, hormônios estes que servem para garantir as características sexuais tais como a voz grossa no homem e a voz suave da mulher, a grande quantidade de pêlos nos homens e a menor quantidade de pelos nas mulheres, o desenvolvimento de seios nas mulheres, etc. Além de garantir estas características, os hormônios sexuais também servem para regular e estimular o apetite sexual, a sensibilidade e a potência sexual de cada ser humano.

O derramamento dos hormônios sexuais no sangue garantindo os caracteres sexuais e o apetite sexual, costumam ocorrer naturalmente, mantendo um certo equilíbrio, a não ser nos casos de disfunção glandular.

Além do derramamento natural destes hormônios no sangue, isto também pode ser estimulado de várias formas em separado ou em conjunto. Pode ser estimulado através de medicamentos, através de estímulos físicos que podem ocorrer pelos 5 sentidos (olfato, audição, tato, paladar e visão) ou também através da mente e do psiquismo (através da imaginação ou através do sentimento e emotividade que une um casal).

O apetite sexual, a sensibilidade sexual e a potência sexual são regulados e ativados portanto, tanto por estímulos internos causados pelo derramamento natural dos hormônios no sangue, quanto por estímulos externos vindos dos 5 sentidos, dos sentimentos, dos pensamentos ou de substâncias.

Uma pessoa que tenha uma disfunção hormonal, ou sentirá a excitação sexual muito mais facilmente e até espontaneamente, ou ao contrário, não sentirá praticamente nenhuma excitação. Também não podemos cair no exagero de dizer que uma pessoa que sinta excitação espontaneamente tenha alguma disfunção hormonal, pois um homem e uma mulher castos, principalmente em sua juventude onde suas funções hormonais estão a pleno vapor, costumam ter excitação espontânea ou por coisas muitos sutis, e isto é totalmente natural.

Uma pessoa que tome medicamentos estimulantes ou mesmo tenha uma alimentação onde hajam alimentos com substâncias estimulantes, com toda certeza terá maior apetite e sensibilidade sexual do que o normal de seu organismo.

Uma pessoa que busque se estimular através dos sentidos, seja ouvindo narrações eróticas, seja vendo imagens de nudez ou mesmo pornográficas, seja manipulando fisicamente seus genitais, terminará provocando o derramamento dos hormônios sexuais no sangue e com isto se excitando.

No caso da pessoa estar muito sensível, mesmo não havendo nenhum tipo de pensamento ou intenção de natureza sexual, também pode ocorrer a excitação sexual por um simples estímulo externo como por exemplo um beijo. Toda esta sensibilidade depende muito de como andam as taxas hormonais no sangue da pessoa.

Um casal, envolvido pela emotividade e pela afetividade, acaba algumas vezes por sentir a atração física e até excitação sexual, num simples fato de ouvir a voz do ser amado. Muitas vezes ocorre a excitação física ao abraçar, ao beijar, ao ouvir a voz do outro sem que haja um toque físico, ao olhar para o outro sem o toque físico. Enfim, num ambiente de confiança e amor, a excitação sexual pode despertar espontânea e naturalmente, sem que haja a mínima intenção, pensamento ou atitude que busque o prazer sexual.

SUTILEZAS DO IMPULSO SEXUAL NO HOMEM E NA MULHER

Sabemos Deus em sua sabedoria infinita, fez o homem mais racional por natureza, e a mulher por sua vez mais emotiva e sensível. Isto não significa que o homem também não seja emotivo e nem que a mulher não seja racional, mas é normal que no homem o lado racional aflore mais e na mulher o lado emocional aflore mais.

Devido a sua emotividade e sensibilidade, a mulher tende a se sentir mais facilmente atraída fisicamente e excitada sexualmente, quando tem uma certa intimidade e um intenso envolvimento afetivo com o seu companheiro no que concerne a amar e sentir-se amada, sentir-se protegida e confiar completamente no outro. Isto tanto é verdade, que dentro de um matrimônio, o homem se sente bem mais desprendido ao primeiro ato sexual do casal, do que a mulher. Uma mulher só consegue se entregar totalmente a um homem quando se sente protegida e amada, e é nesse entregar-se totalmente que ela vai conseguir sentir o orgasmo. Muitas mulheres são frígidas em seus matrimônios e não conseguem atingir o orgasmo justamente porque não se sentem amadas e protegidas por seus maridos que não as tratam com o devido amor e respeito, ou pior ainda, possuem um bloqueio muito grande causado por algum trauma sofrido, como ter sofrido estupro ou abuso sexual, relações sexuais com namorados, uma enorme decepção de ter sido abandonada por alguém a quem se entregou total ou parcialmente, etc. O homem por ser mais racional e menos emotivo, não costuma ter dificuldade em atingir o orgasmo em um ato conjugal, conseguindo alcançar o ápice do ato ainda que não haja toda esta confiança e intimidade afetiva que se faz tão necessária à natureza da mulher. Uma mulher só consegue se entregar totalmente se ela tiver plena confiança e intimidade com o seu esposo. Levado-se em consideração que no caso de se gerar uma criança é ela quem conceberá a criança em seu ventre, a carregará por nove meses e dará a luz à mesma, o seu corpo e o seu psicológico a impulsionam fortemente a ter contato sexual com quem ela conhece e confia. Quando não há confiança e intimidade, a mulher sente menor excitação sexual, e quase nunca alcança o orgasmo, justamente porque não há as condições necessárias para que ela se solte psicologicamente. O homem por sua vez, também é influenciado pela afetividade e intimidade, mas por sua natureza racional é menos sensível neste ponto do que a mulher.

COMO DEUS PLANEJOU O USO DO IMPULSO SEXUAL E QUANDO O MAU USO DO MESMO PASSA A SER PECADO

Já sabemos que foi Deus quem criou o impulso sexual na natureza do homem e da mulher, para que um procurasse o outro, copulassem, e com isto povoassem a face da terra.

Justamente aí começam alguns questionamentos de como Deus planejou esta união sexual e esta procriação da espécie humana. Deus planejou de forma que um homem e uma mulher se unissem por completo, e com isto se tornassem um só, uma só carne. E sendo uma só carne um homem se une com uma única mulher e uma mulher com um único homem até que a morte os separe.

O impulso sexual deve ser portanto, utilizado de maneira organizada. Além de ser utilizado para uma só pessoa do outro sexo, deve também ser usado dentro de um matrimônio, dentro de uma família. Não foi feito portanto, para ser usado fora do casamento.

O homem e a mulher não podem se deixar levar só pelas glândulas. Por isso hoje os psicólogos preferem usar o vocábulo impulso quando se referem ao instinto do ser humano. Ele pode ordenar o instinto pela razão, por um ato de vontade. O instinto sexual portanto, deve ser ordenado e devidamente direcionado utilizando-se a consciência e a razão. Um aspecto da castidade é este: transformar a inteligência em conselheira do impulso sexual.

Ser casto é reagir com a consciência e com a razão, tanto aos impulsos espontâneos do instinto sexual como aos impulsos externos provocados por sorrisos, perfumes, toques, canções, visões e tantas condições do mundo moderno.

Ser casto é utilizar a consciência e a razão, cumprindo desta forma a vontade de Deus a respeito do uso do impulso sexual. Ou seja, para aquele que não é casado, direcionar o impulso sexual e o sublimar apetite sexual decorrente do mesmo, de forma a não buscar o prazer sexual, direcionando a atenção, a energia e os esforços para outras coisas. Para aquele que é casado, ser casto é viver o casamento em plenitude, vivendo também o ato sexual, mas isto tudo somente dentro do casamento e obedecendo a ordem natural das coisas, sem viver atos sexuais pervertidos e bestiais tal como as relações orais e anais, mas apenas cumprindo a ordem da natureza.

Numa relação onde se procura apenas a satisfação sexual, tal relação não é propriamente humana, mas aproxima-se mais de um procedimento animal. O ser humano é uma unidade psicossomática. Nele não se pode separar a afeição do sexo. Quando acontece assim, o consorte é considerado mais como um objeto de satisfação. Isto dá lugar - especialmente por parte da esposa que é geralmente mais afetiva, a uma frustração ou a uma revolta que gera atritos e desavenças. Aqui também se cumpre a frase do Senhor no Evangelho: "que o homem não separe aquilo que Deus uniu" (Mat 19,6). E Deus criou o sexo unido ao sentimento e o sentimento unido ao espírito.

Portanto, seguir o impulso sexual e dar-se ao ato sexual, só pode feito da maneira que Deus quer, ou seja, dentro de um matrimônio indissolúvel, estando unidos entre si o sexo, o sentimento e o espírito. Não se pode separar nenhum destes três. Sabemos bem, que quando há amor e quando se sente amado, tanto o homem quanto a mulher se sentem atraídos sexualmente um para o outro independente da beleza física de cada um, pois o amor faz com que paremos de olhar com os olhos da carne e comecemos a olhar com os olhos do espírito, e os olhos do espírito nos mostram que a outra pessoa é bela e atraente tanto internamente quanto externamente, e é assim que Deus quer que seja.

COMO MANTER EQUILIBRADO O IMPULSO SEXUAL

Tendo agora compreensão de que são vários os fatores que causam derramamento hormonal em nosso sangue, e que com isto nossa sensibilidade e apetite sexual aumentam, são várias as coisas que podemos fazer para se ter uma vida sexual equilibrada e casta.

Já sabemos que os cinco sentidos (audição, olfato, paladar, visão e tato) podem estimular as nossas glândulas, seja ouvindo uma música erótica, seja sentindo algum cheiro que desperte a química sexual (um exemplo é o caso dos animais no cio), seja comendo algum alimento que estimule diretamente nossas glândulas, seja vendo coisas sensuais ou eróticas, seja tocando os outros ou nos tocando.

Sabemos também que há enfermidades ou mal funcionamento das glândulas, que podem fazer com que os hormônios sejam derramados no sangue de maneira desorganizada.

Sabemos que há determinadas fases de nossa vida em que o organismo naturalmente se encarrega de derramar os hormônios no sangue de forma a garantir o desenvolvimento de nosso organismo e de forma a garantir a reprodução da espécie. Podemos lembrar aqui da fase da adolescência, onde uma grande dose de hormônios é derramada no sangue para que tanto o menino quanto a menina tomem corpo e características próprias de cada sexo, tornando-se assim homem e mulher. Lembramos aqui também da fase onde o organismo procura garantir as funções reprodutivas e a cópula, quando por exemplo a mulher está no seu período fértil, para se garantir que o óvulo seja fecundado, a natureza faz com que os hormônios que provocam o apetite estejam mais concentrados no sangue, sentindo a mulher maior sensibilidade e apetite sexual. Da mesma forma o homem, quanto mais tempo sem ejacular, maior é o acúmulo de espermatozóides em seu organismo aguardando para cumprir o seu papel da fecundação, e maior é a quantidade de hormônios no sangue que aumentam a sua sensibilidade e o seu apetite sexual.

Sabemos também, que independente de sua sensibilidade e apetite sexual resultantes dos hormônios no sangue, tanto o homem quanto a mulher podem sublimar este apetite, desviando a sua atenção para o trabalho, para o laser, e também fazendo exercícios para gastar as energias físicas. Para se viver bem a pureza, é preciso ter em conta, em primeiro lugar, que existe na pessoa humana uma perfeita unidade psicossomática: o que afeta o corpo atinge também a alma, e vice-versa. O que está nos pensamentos, na memória, na imaginação, nos sentimentos, passa para as glândulas, provoca os hormônios, excita o corpo. E, em sentido inverso, os excessos na bebida, na comida, no descanso, não se detêm no corpo, mas passam para o espírito. Daí que seja tão importante a disciplina tanto do corpo como da alma.

A título de exemplo, sugerimos algumas idéias que podem ser tomadas em consideração:

  1. Deite-se somente quando estiver com sono.

  2. Durma somente o necessário, tendo uma hora certa para deitar-se e levantar-senos dias de aulas ou de trabalho, bem como - na medida do possível - nos fins de semana, feriados e férias.

  3. Levante-se aos primeiros toques do despertador.

  4. Não deite durante o dia.

  5. Coma e beba apenas o preciso ou conveniente, evitando a gula.

  6. Não coma e nem beba fora das refeições.

  7. Alimente-se bem pela manhã. É correto abastecer o carro antes da viagem.

  8. Jante pouco. Quando se come com fartura à noite, não apenas o aparelho digestivo sente as conseqüências da sobrecarga, assim como o sistema nervoso e o aparelho sexual.

  9. Não abuse de temperos à noite: circulando no sangue excitam a libido.

  10. Ainda à noite: não tome líquidos à vontade. A filtração renal dilatará a bexiga, que, pressionando os nervos eretores, causará ereções excessivas e inconvenientes. Por isto mesmo é aconselhável esvaziar a bexiga antes de deitar.

  11. Quando quiser deitar e não estiver com sono, faça um pouco de ginástica alternada com exercícios respiratórios, ao ar livre. Ou utilize os conhecidos métodos de relax.

  12. Trate o corpo com rijeza, sem dar motivo a que nos conheçam como "fofinhos" ou "almofadinhas": evitar o excessivo conforto no sentar-se, não estudar na cama, não ser caprichoso à mesa, adiar um copo de água no verão, tomar chuveiro frio, etc.

  13. Nunca deixe de ouvir música, e com freqüência. A boa música descongestiona o psiquismo, e algumas vezes, miraculosamente.

  14. Dedique todos os dias algum tempo para contribuir e saborear as alegrias familiares, ou para repartir com os de casa os problemas seus e os deles. A família é uma existência da natureza, e nenhum rapaz conseguirá vida sexual saudável se viver a fugir da companhia dos pais e dos irmãos de sangue.

  15. Seja metódico na distribuição de seu tempo. Saiba de antemão o que fará cada dia. Sujeitar-se a um horário custa, mas vale a pena engessar o horário cada vez que a pressão da vida fraturar nossa fraqueza. Estabelecer regras faz com que nos acostumemos a dominar nossos instintos e nossa vontade. Recomeçar é educativo. Por um mecanismo repercussivo, os dias cheios possibilitarão ajustar as fantasias do sexo à ordem preestabelecida.

  16. Saiba sentir habitualmente tudo o que é puro e belo ao redor de si. Seja poeta.

  17. Tenha bom humor. Saiba condescender e simpatizar com tudo aquilo que mereça a homenagem de um sorriso.

  18. Livre-se diariamente da página de crimes e outras páginas patológicas dos jornais, coma mesma intransigência com que se livra dos maus livros e dos maus filmes onde se fala de violência e de sexo.

  19. Combata a tristeza. Um homem triste não pode ser casto, pelo simples fato de não poder ser cristão. Não há cristão sem confiança. Refiro-me a esse tipo de incerteza: a daquele que,embora não estando desesperado, já se sente sem coragem.

  20. Supere com inteligência as depressões de qualquer espécie. Supere-as tão cedo quanto possível. Por que uma depressão chama outra. E, de modo geral, a que tem melhor ouvido é a do impulso sexual.

  21. Previna-se contra a preguiça, tendo o tempo todo ocupado, trabalhando ou estudando com ordem e intensamente. Nunca fique ocioso, sem nada fazer. A variedade deleita, mesmo quando se refere a trabalhos. Os antigos e os psicólogos ensinam que carregar pedras também pode ser repousante.

  22. Não se descuide do lazer. Mas saiba dosa-lo - senão já não será aquilo que distrai. Distrair-se é dever de quem não possui resistência ilimitada. Ora, nenhum homem possui. Logo, todos precisam distrair-se de vez em quando. Nem mesmo os santos mais austeros do cristianismo deixaram de se distrair. Em nossa época temos lazer em abundância (rádio, cinema, leitura, teatro, música, televisão, vídeo, dança, futebol, etc). O problema, porém, não reside na quantidade; está na qualidade. Que programas? Que livros? Que peças? Que filmes? Que festas ajudarão você a viver modelarmente sua vida sexual? Informe-se devidamente ou peça conselhos sobre autores que se desconhecem, filmes e peças de teatro.

  23. Pratique habitualmente algum exercício ou esporte que gaste as energias físicas de forma agradável e sadia.

  24. Quando você estiver conversando em algum grupo de pessoas, e surgirem assuntos e piadas levianas e libidinosas, afaste-se imediatamente até que o assunto volte ao que é saudável.

  25. Corte decididamente todas as conversas impróprias, músicas de letra grosseira ou apelativa, programas de televisão ordinários.

  26. Selecione as amizades, cultivando-as com colegas de olhar limpo, de atitudes nobres, leais, trabalhadores, alegres e bem-humorados.

  27. Reze diariamente as orações costumeiras, ao levantar-se e ao deitar-se.

  28. Adquira o hábito da meditação ou oração mental.

  29. Cultive os atos de presença de Deus - breves orações jaculatórias ou mesmo simples elevações do coração - durante as horas de estudo e trabalho, a rua, nas conversas e no descanso.

  30. Alimente-se espiritualmente através da oração diária e do jejum.

  31. Fortaleça se espírito e mantenha sempre sua alma limpa através do sacramento da Reconciliação, buscando confessar-se com freqüência.

  32. Converse regularmente com um sacerdote de bom critério que possa orientar-nos espiritualmente e aconselhar-nos nas nossas dificuldades.

  33. Fortaleça-se e alimente-se com o sacramento da Eucaristia, comungando sempre que possível, não só aos Domingos.

  34. Consagre-se a Nossa Senhora, Mãe virgem e pura, para que ela interceda por sua pureza e lhe ensine a ser puro também. Peça a São José que interceda por você ensinando-o a ser casto.

  35. Afaste-se dos ambientes infestados do vício do fumo e da bebida tal qual boates e certos bailes, pois onde andam estes vícios também costumam andar juntos os vícios da fornicação e do adultério.

  36. Use trajes descentes e honestos, e prive-se de olhar para a nudez daqueles que usam trajes desonestos. Esmere-se nos pormenores do pudor não expondo para os outros os ombros, as costas, as axilas, a barriga, as coxas, as pernas, o peito e seus órgãos genitais, e nem usando roupas coladas ou transparentes que lhe mostram o corpo da mesma forma.

  37. Discipline sua vista na televisão, na rua, nas bancas de jornais, na praia, etc..., sempre mantendo o pudor de seus olhos, privando-se olhar para a nudez e para o erotismo.

  38. Não deixe divagar a imaginação, dominando-a e orientando-a para fins úteis.

  39. Nunca se queixe.

  40. Trate com amabilidade os colegas antipáticos.

  41. Não adie os deveres enfadonhos.

  42. Procure adquirir uma virtude que não se tem ou corrigir o defeito que mais pode incomodar os outros.

  43. Sorria sempre.

"Eu julgava que a continência dependia das minhas próprias forças, que eu não conhecia em mim. E era tão insensato que não sabia que ninguém pode ser continente, se Vós não lho concedeis. E sem dúvida mo teríeis concedido, se com os meus gemidos interiores Vos tivesse ferido os ouvidos e, com fé firme, tivesse deposto em Vós os meus cuidados" (Santo Agostinho).

ABUSOS COM O IMPULSO SEXUAL E A FALTA DE PUDOR

Todo homem e mulher tem o impulso sexual que o impulsiona à cópula, mas é a consciência e a razão que lhe permitirão direcionar este impulso para a castidade ou não.

Este impulso sexual pode ser influenciado pela alimentação, exercícios, saúde, funcionamento hormonal e glandular, estímulos internos como os pensamentos, estímulos externos como os 5 sentidos, etc..., aumentando ou diminuindo o apetite sexual e as emoções.

Cristo leva tão a sério o problema do uso do sexo, que condenou não só os atos sexuais desregrados, mas até os desejos sexuais desregrados. "Aquele que tiver desejado a mulher do próximo, digo, já é um adúltero do coração" (Mt 5,28).

A humanidade hoje sabe bem sobre as "secreções psíquicas". Secreções glandulares produzidas por estímulos colaterais, dos quais os pensamentos e desejos podem ser alguns. Desta forma as secreções glandulares caem como pólvora no sangue, despertando a excitação sexual como um vulcão em erupção.

Cristo, como autor do homem, conhecendo o organismo do homem, proibiu o consentimento dos pensamentos e desejos ilegítimos contra o sexo, porque sabia que esses pensamentos e desejos estimulados viriam favorecer as secreções psíquicas dentro de nosso corpo.

É interessante também perceber que há uma diferença entre a atração física e a excitação sexual causadas pelo impulso sexual natural, do desejo propriamente dito. A atração física e a excitação sexual espontânea, costumam ocorrer nas pessoas consideradas normais, sejam elas homens ou mulheres, sem sequer haver a intenção de se buscar prazer sexual, sem haver a necessidade de toque físico, e sem que se tenha qualquer vício ou desequilíbrio de natureza sexual, tratando-se portanto de algo natural e não pecaminoso.

O desejo por sua vez, consiste em, independente de se ter ou não a natural atração física e excitação sexual, querer o envolvimento sexual e a excitação decorrente do mesmo. O desejo por sua vez é pecaminoso se ocorre fora do casamento, pois querer sentir e querer dar prazer sexual fora do casamento, é viver egoisticamente, querendo ter apenas o prazer sexual sem ao mesmo tempo arcar com as finalidades que Deus fez para o mesmo. Sabemos que Deus fez o sexo e o prazer sexual como uma forma de unir fisicamente o homem e a mulher, a fim de que sentindo este prazer possam ter uma recompensa e um interesse físico que alimente a união a dois, garantindo-se também, além desta união entre o casal, a própria procriação de forma que sejam gerados filhos e filhas para a maior glória de Deus e para o povoamento da terra.

O casamento consiste portanto, numa aliança entre o homem e a mulher, onde os dois devem estar sempre buscando a comunhão espiritual, a comunhão afetiva e a comunhão física. A finalidade do matrimônio é portanto a procriação e a educação dos filhos, assim como o bem dos cônjuges que compreende o amor, a satisfação sexual, a complementação das personalidades, a ajuda mútua, etc.

É errado e imaturo portanto, imaginar que o casamento foi feto única e exclusivamente para se buscar o prazer sexual. Da mesma forma, é errado pensar que não se pode buscar o prazer sexual no matrimônio como se isto fosse pecaminoso, pois um casamento ficaria incompleto e mesmo deixaria de existir diante das finalidades que Deus o criou, caso não se busque o ato e o prazer sexual que são partes irrevogáveis do matrimônio. Sabemos bem como funciona o impulso sexual. Um homem ou uma mulher vêem uma pessoa bonita do sexo oposto. Por ser agradável aos olhos, esta visão tende a atrair a atenção e os olhares. A pessoa que está sendo vista, caso esteja usando roupas que deixam mostrar total ou parcialmente as partes belas e anatômicas de seu corpo feminino/masculino, acabarão por atrair os olhares para suas partes anatômicas. O olhar para as partes anatômicas ou até mesmo íntimas que estão à mostra já causa no coração do homem/mulher uma impressão ou impacto, impressão esta que muitas vezes fica gravada na mente fazendo com que a imagem vista venha no pensamento por várias vezes durante o dia mesmo não se querendo. Caso se continue a olhar para estas partes anatômicas, com toda certeza aumentará a atração física e começarão a vir pensamentos a respeito de como é prazeroso olhar para a beleza, depois pensamentos de como é prazeroso tocar a pele, etc..., e daí pra frente já começou a entrar o desejo e a cobiça. Em resumo, se por um ato de vontade o homem/mulher não se parar de olhar para aquele(a) que está atraindo a sua atenção devido a sua beleza, ou por este mesmo ato de vontade não se desviar o pensamento para outras coisas, além da atração física acabará vindo a excitação física e o desejo, caindo desta forma em pecado. Sabendo que é pelos cinco sentidos que a tentação penetra no homem/mulher, deve-se procurar resguardar o pudor dos olhos, dos ouvidos, do tato.

Daí entendemos bem porque tanto os homens quanto as mulheres devem vestir-se com decência e pudor, de modo a evitar ficar provocando a atração sexual no sexo oposto.

COMO VESTIR-SE ENTÃO

Infelizmente há um papo machista na sociedade, onde se fala que os homens sentem atração por um corpo bonito e as mulheres não. É óbvio que isto é um absurdo. Deus fez tudo com sabedoria e com equilíbrio. É óbvio que tanto os homens quanto as mulheres sentem atração natural quando vêem um físico bonito do sexo oposto.

Por isso mesmo é que TODOS devem andar bem vestidos. Homens e mulheres devem andar vestidos com pudor, sem esta história de ficar mostrando parcialmente coxas, costas, barriga, peito, etc. Homens não deveriam ir de bermuda à Santa Missa, deveriam estar descentemente vestido com uma calça. Homens não deveriam ir de camiseta regata à Santa Missa, mas sim bem vestidos com camisas/camisetas de manga. Há também mulheres que vestem roupas com decotes deixando mostrar parte dos seios, ou ainda com roupas transparentes e coladas que deixam qualquer um conhecer todo o seu corpo, onde o seu corpo não é mais do Senhor e do marido, mas é de todo mundo, pois todo mundo vê e conhece os detalhes do corpo da mulher. Roupas sem manga não são adequadas, quanto mais vestidos ou blusas de alcinha, tomara-que-caia, top e coisas deste tipo. Assim como o homem deve ir à Santa Missa bem tampado, com uma calça que lhe cubra toda a perna, da mesma forma as mulheres devem ir com um vestido comprido que lhe cubra toda a perna.

TODOS devem se vestir descentemente e com pudor. TODOS não devem mostrar as coxas, TODOS não devem andar roupas sem manga, TODOS não devem andar com roupas transparentes ou coladas, TODOS não devem mostrar a barriga ou o peito, TODOS devem respeitar TODOS.

E não se trata de ir vestido descentemente apenas à Igreja. O cristão que é cristão consciente, usa roupas cristãs em qualquer lugar, seja na Igreja ou na rua. Por isto mesmo é que deve andar bem vestido em qualquer lugar, com pudor, com recato e com respeito ao seu corpo que é Templo do Espírito Santo e com respeito aos irmãos que também são Templo do Espírito.

Mateus 5, 28 - "Pois eu vos digo: Todo aquele que lançar um olhar de cobiça sobre uma mulher, já cometeu adultério em seu coração".

  1. Parte dos homens e das mulheres não tem equilíbrio suficiente e pecam ao desejar e cobiçar as mulheres, estimulados pela visão de alguma parte do corpo alheio que tenha sido deixado à mostra.

      PS: Deve-se entender por se partes do corpo feminino/masculino que levam a pecar os homens/mulheres menos equilibrados, as seguintes partes, sejam elas mostradas total ou parcialmente: os ombros, as costas, os seios, a barriga e região pélvica, os glúteos e as coxas. É importante que se entenda também que de nada adianta tampar totalmente estar partes, mas ao mesmo tempo usar transparências e roupas colantes que deixam mostrar todo o formato do corpo humano. Se há uma coisa que é horrível é o homem e a mulher sem pudor.

    Gênesis 9, 18 - "Os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cam e Jafé. Cam é o antepassado de Canaã. 19 Estes eram os filhos de Noé pelos quais se povoou toda a terra. 20 Noé começou a praticar a agricultura e plantou uma vinha. 21 Bebeu vinho e se embriagou, ficando despido dentro da tenda. 22 Cam, o antepassado de Canaã, viu a nudez do pai e foi contar aos dois irmãos que estavam fora. 23 Mas Sem e Jafé tomaram o manto, puseram-no sobre os ombros e, caminhando de costas, cobriram a nudez do pai. Como estavam de costas, não viram a nudez do pai. 24 Despertando da embriaguez, Noé ficou sabendo o que fizera o filho mais novo, e 25 disse: "Maldito seja Canaã! Que se torne o último dos escravos dos irmãos". 26 E acrescentou: "Bendito seja o Senhor Deus de Sem e Canaã seja seu escravo. 27 Que Deus faça prosperar a Jafé, que ele more nas tendas de Sem e Canaã seja seu escravo".

    ITs 4, 1 - "No mais, irmãos, rogamo-vos e admoestamo-vos no Senhor Jesus que andeis segundo o que aprendestes, como deveis proceder para agradar a Deus - como aliás já o fazeis -a fim de progredirdes cada vez mais. 2 Pois conheceis que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus. 3 A vontade de Deus é esta: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição, 4 que cada um saiba usar o corpo, que lhe pertence, com santidade e honradez, 5 sem se deixar levar por paixões libidinosas, como os pagãos, que não conhecem a Deus. 6 Ninguém se atreva a lesar ou prejudicar nos negócios seu irmão, porque vingador de tudo é o Senhor, como vo-lo dissemos e afirmamos antes. 7 Deus não nos chamou à impureza mas à santidade. 8 Portanto, desprezar estes preceitos não é desprezar um homem e sim a Deus, que nos deu o Espírito Santo."

    ICor 6, 12 - "Tudo me é lícito, mas nem tudo convém. Tudo me é lícito, mas não me deixarei dominar por coisa alguma. 13 Os manjares são para o ventre, e o ventre para os manjares; porém Deus destruirá um e outros. O corpo não é para a prostituição, mas sim para o Senhor, e o Senhor para o corpo; 14 e Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo poder. 15 Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? E então vou tomar os membros de Cristo para fazê-los membros de uma prostituta? Jamais! 16 Ou não sabeis que quem se achega a uma prostituta faz-se um só corpo com ela? Porque serão dois , diz ele, nunca só carne . 17 Mas aquele que se achega ao Senhor faz-se um só espírito. 18 Fugi da prostituição. Qualquer pecado que um homem cometer fica fora do seu corpo; mas o que se entrega à prostituição peca contra seu próprio corpo. 19 Ou não sabeis que vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós, que recebestes de Deus, e que, portanto, vós não vos pertenceis? 20 Fostes comprados e pagos. Glorificai, pois, a Deus em vosso corpo."

  2. Nosso corpo humano é sagrado, pois o mesmo é templo Espírito Santo. Por este mesmo motivo não devemos expor nosso corpo aos olhares de outras pessoas independente de se tratar de pessoas do mesmo sexo ou não. Trata-se de uma questão de pudor. Expor a intimidade do nosso corpo a outras pessoas é pecado, a não ser em casos que se tornem necessários como uma consulta médica. Da mesma forma peca por falta de pudor aquele que insiste em conhecer a intimidade do corpo de outrem sem necessidade, independente de tratar-se de pessoa do mesmo sexo ou não.

  3. Se expomos nosso corpo às outras pessoas, e sabendo que existem pessoas que são fracas moralmente e pecam ao desejar e cobiçar nosso corpo, então estamos pecando pois sabemos que estamos sendo objeto de desejo e nada estamos fazendo para não sê-lo. Estamos levando nossos irmãos a pecar, e portanto estamos pecando, pois estamos estimulando o pecado ao invés de impedir esta situação com o simples ato de vestir uma roupa decente.