A g n u s D e i

NOSSA SENHORA DO MONTE CARMELO

Desde as primeiras comunidades cristãs, a Igreja demonstrou uma grande veneração e carinho à Nossa Senhora, principalmente pelo fato de ter sido ela a escolhida por Deus para ser a Mãe de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Por isso, os fiéis atribuem os mais diversos títulos e nomes a Maria Santíssima, de acordo com a sua devoção. A maioria desses títulos provêm de lugares onde Nossa Senhora quis aparecer para nos deixar mensagens de consolo, fé, amor e esperança. Um desses lugares, chamado monte Carmelo, localizado na Terra Santo, no mesmo lugar onde o profeta Elias defendeu a pureza da fé de Israel no Deus Vivo, foi responsável pelo título Nossa Senhora do Carmo.

Conta a história que, em 16 de julho de 1251, São Simão Stock, naquela época Superior Geral dos Carmelitas, rezava em seu convento em Cambridge (Inglaterra), pedindo para que Nossa Senhora demonstrasse seu carinho maternal para com a Ordem Carmelita, que estava sendo vítima de violenta perseguição. Foi então que Nossa Senhora aparece e faz-lhe a seguinte promessa:

"Recebe, querido filho, este escapulário de tua Ordem, sinal de minha confraternidade, privilégio para ti e para todos os filhos do Carmelo: aquele que morrer revestido deste hábito será preservado do fogo do Inferno. É ele um sinal de salvação, proteção nos perigos e uma aliança de paz entre mim e os teus filhos".

Em 1726, o papa Bento XII prescreve a festa de Nossa Senhora do Carmo para toda a Igreja, objetivando agradecer à Virgem as graças extraordinárias concedidas à Ordem do Carmelo e a todos aqueles que, usando o escapulário, se confessam servos dedicados de Nossa Senhora.

Retornar