»» Artigos Diversos

SEITAS
Fonte: Lista "Reflexões"
Transmissão: Antonio Xisto Arruda

SEITA: [1] Doutrina ou sistema que diverge da opinião geral e é seguido por muitos. [2] Conjunto de indivíduos que professam a mesma doutrina. [3] Comunidade fechada, de cunho radical. [4] Teoria de um mestre seguida por numerosos prosélitos. [5] Facção, partido.
PROSÉLITO: [1] Pagão que abraçou o judaísmo. [2] Indivíduo que abraçou religião diferente da sua. [3] Indivíduo convertido a uma doutrina, idéia ou sistema: sectário, adepto, partidário.

Ao afirmar que a Bíblia condena as seitas, gostaria de me reportar ao Antigo Testamento onde, em Números 14,1-38, lemos como Moisés tinha enviado 12 príncipes (um de cada tribo) para explorar a Terra Prometida. Dez deles, põem, depois de terem voltado, tinha feito murmurar todo o povo contra Moisés e Aarão, dizendo: Escolhamos um (outro) chefe e voltemos para o Egito. Por castigo, os dez exploradores revoltados morreram feridos por uma praga, diante do Senhor, e todos os adultos israelitas, (acima de 20 anos), "deixaram seus cadáveres apodrecer no deserto". Somente os dois exploradores fiéis a Moisés, Josué e Caleb, entraram na Terra Prometida.

Semelhante castigo infligiu Deus a Coré, Datan e Abirão e seus 250 sectários, revoltados contra a autoridade de Moisés e Aarão. Os três foram engolidos pela terra, que se abriu na vista de todos, e os demais foram devorados pelo fogo caído do céu (Números 16,1-35).

Para o povo da Nova Aliança, previu Deus o mesmo regime de um só governo, pela profecia de Daniel: "No tempo desses reis (do império romano), o Deus do céu suscitará um reino que jamais será destruído... e subsistirá para sempre" (Daniel 2,44). Trata-se da Igreja de Cristo, confiada por Jesus a Pedro, e governada até hoje por seus sucessores, os Papas.

Em todos os Livros Sagrados não encontraremos uma só frase favorável à divisão deste "Reino dos Céus", da "Minha Igreja" (de Cristo), em seitas autônomas! Pelo contrário, lemos no Evangelho de São João o oráculo divino: "Jesus devia morrer pela nação, mas também para que fossem reconduzidos à unidade os filhos de Deus dispersos" (João 11,51-52). Lamentavelmente, as seitas promovem o contrário: a dispersão!

Vejamos ainda outras passagens bíblicas do Novo Testamento sobre as seitas:

Tamanha clareza bíblica dispensa comentários!

Contudo, apesar de tão clara condenação das seitas, pela Bíblia, a Igreja Católica ensina que também os protestantes, muçulmanos e até pagãos podem se salvar desde que, seguindo a reta consciência, procurem conhecer o Deus verdadeiro e se esforcem em cumprir a Sua Vontade e Lhe agradar.

Por outro lado, há muitos católicos, que se gabam de seu batismo e casamento na Igreja, mas vivem afastados da prática dos Mandamentos e dos Sacramentos. Estes vivem em gravíssimo perigo de se perderem eternamente.