»» Artigos Diversos

O SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO
Fonte: Lista "Tradição Católica"
Transmissão: Antonio Xisto Arruda

No meio das reviravoltas da existência, o empenhamento numa vida a dois constitui incontestavelmente uma etapa decisiva que, para os cristãos, tem todo o sentido numa celebração sacramental. Se a presença vivificante de Deus marca toda a nossa vida, mesmo nos seus mínimos detalhes, é bom ter maior consciência disso em momento privilegiados. Como poderia Deus, que é amor, desinteressar-se da vida de cada um de nós e dos laços que nos unem? O empenhamento numa vida a dois é um dos tempos fortes da existência.

O casamento é uma instituição humana, estabelecida segundo normas promulgadas pela sociedade civil. Não é portanto a Igreja que casa. Mas, de alguma maneira, ela assume este empenhamento numa liturgia sacramental. Porque, celebrando o amor conjugal, anuncia e proclama que Deus está no coração desse amor, que é a sua fonte, que o vivifica e lhe revela uma dimensão infinita.

O sacramento do matrimonio é o encontro entre a presença amante, gratificante de Deus e o empenhamento no amor de dois seres que unem a sua existência para se ajudarem a crescer um ao outro e, enriquecidos com esta entreajuda vivificante, serem juntos criadores de vida e de amor. Sê-lo-ão não apenas pelos filhos que trarão ao mundo, mas também por todos os aspectos de uma existência que se quer marcada pela Boa Nova de Jesus. "O que fizerdes ao mais pequeno dos meus irmãos, a mim o fazeis".

Se a celebração do casamento reveste uma solenidade particular no dia em que os cônjuges exprimem publicamente o seu empenhamento no interior de uma comunidade unida no fervor e na oração, o sacramento não se limita de maneira alguma a este gesto inaugural. O seu casamento torna-se cada vez mais sacramental ao longo da sua vida, na medida em que o seu amor, marcado pelo sopro do Espírito, encarna na sua vida quotidiana. Deste modo, o sacramento do matrimonio, aliança entre um gesto humano e a inspiração divina, inscreve-se no devir de um casal chamado a irradiar a chama que o anima no seio de uma família e numa sociedade que tem particularmente necessidade desse fermento de solidariedade e amor.