A g n u s D e i

O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO
Fonte: Lista "Tradição-Católica"
Transmissão: Antonio Xisto de Arruda

Baseados nas Escrituras, podemos concluir primeiramente que falar em línguas não é nenhuma evidência de alguém ser cheio do Espírito Santo. Em 1 Cor 12,13 a Bíblia diz, "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito".

O Espírito Santo penetra em nós no momento em que nos conscientizamos sobre quem Jesus Cristo é, e conseqüentemente nos convertemos (nos entregamos) a Ele. Na verdade, é o Espírito Santo quem nos abre esta visão espiritual de conseguirmos ver e compreender quem Jesus é de fato, e o resultado dessa realização (despertar espiritual) é a nossa conversão (rendição) à Cristo. Em Rm 8,9 temos: "se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não pertence a Ele".

O trabalho do Espírito Santo (entre vários) na vida dos homens é causar convicção, conversão, e santificação. Quando o apóstolo Paulo perguntou aos discípulos que encontrou em Éfeso (At 19,1-7) sobre qual batismo eles haviam recebido, ele estava averiguando até que ponto aqueles discípulos conheciam Jesus Cristo. Se eles haviam recebido apenas o batismo de João Batista (que batizava aqueles que desejavam se arrepender de seus pecados, o batismo do arrependimento para remissão dos pecados e preparação para receber o Senhor, o Qual os iria batizar com o selo do Espírito Santo; isto é, a unificação do crente com Cristo), se tinham apenas um conhecimento mental (intelectual) de Jesus, ou se haviam profundamente se conscientizado (crido) em quem Jesus Cristo é de fato e portanto já recebido o selo do Espírito Santo (isto é, haviam crido quem Jesus era realmente e conseqüentemente se unificado com Ele), portanto o Batismo do Espírito Santo. A conscientização, a capacidade de reconhecer quem Jesus é de fato, é o que experimentamos quando somos batizados no Espírito Santo. Portanto, quando nos convertemos a Cristo por crermos nEle, é quando obtemos o Batismo do Espírito Santo.

Em 2Ped 1,3 nós lemos que "Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para correta posição com Deus, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude". E Col 2,10 diz, "e nele, que é a Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude". Todos os recursos espirituais nos são dados quando somos salvos - ficamos completos em Cristo.

Distinto do Batismo Espiritual, a experiência de uma pessoa se encher do Espírito Santo pode ser repetida. Nós somos comandados a continuamente "nos enchermos do espírito" (Ef 5,18). Se encher do Espírito simplesmente significa ser controlado (viver sob o domínio, ser dominado) pelo Espírito Santo - do mesmo modo como alguém pode ser controlado pelo álcool. Esta é uma obrigação contínua do cristão, enquanto que o Batismo do Espírito Santo acontece apenas uma vez (no momento da conversão) e nunca é repetido. Os resultados de alguém ser cheio do Espírito Santo (viver sob o Seu domínio) estão listados em Gl 5,22-23.