A g n u s D e i

ARCEBISPO DO RIO PREOCUPADO COM ATAQUES DA MÍDIA JORNALÍSTICA À IGREJA
Fonte: Lista "Tradição Católica"

Rio do Janeiro, 28.01.2000 - Com o propósito de "criar um espírito crítico entre os católicos" e enfatizando a necessidade de "discernir a verdade e rejeitar o erro, corrigindo pontos de vista deformados com relação à Igreja", o Cardeal brasileiro Eugênio de Araújo Sales tornou público um artigo recente alertando os fiéis locais sobre os ataques e deformações jornalísticas que a Igreja Católica sobre de diversas mídias jornalísticas.

"Estou impressionado com a freqüência de ataques a que a Igreja Católica está sujeita, a fragilidade das acusações e suas pobres fundamentações, a prontidão com que a mídia de massa as revela sem qualquer discernimento nem um cuidadoso espírito crítico", afirmou o Arcebispo do Rio. Ele expressou sua preocupação também com a publicação de notícias sobre a Igreja, de um ponto de vista deformado, no qual "tudo é julgado segundo abordagens temporárias, carecendo completamente de uma perspectiva transcendente".

Além disso, ele alertou aqueles que, sendo católicos, "adotam uma posição contrária aos ensinamentos da Igreja", deformando em vez de informar. A ignorância é outro dos pontos destacados na mensagem do Arcebispo: "Como alguém que ignora os componentes elementares da religião católica, entrevista ou prepara uma reportagem que expressa a natureza da missão dessa mesma Igreja?" Finalmente, o Cardeal chamou a atenção daqueles que julgam fatos relativos à vida da Igreja "sob a luz da mentalidade moderna, fora de seu contexto".