»» Debates

CATOLICISMO

X

ATEÍSMO
Partes: Alexandre Semedo (católico) X Rômulo (ateu)
Contribuição: Alexandre Semedo

IV

Caro Alexandre: você é q nos "venceu" pelo cansaço! Realmente não pra discutir com uma porta! Ei, mas não queira nem responder essa mensagem com aqueles seus e-mails longos e que só dizem besteiras!

O que você queria mesmo fazer?! Publicar nossa conversa?! Já fiz isso... tá lá no link CONVERSA COM UM CATÓLICO na parte de CURIOSIDADES do nosso site, onde tem também uma conversa que tivemos por e-mail com um espírita... desta forma você não poderá mais nos acusar de querermos mostrar só um lado da moeda! Ah sim... só não publicamos o seu último e-mail porque você não disse absolutamente nada de novo, portanto todos os seus "argumentos" estão contidos nas suas mensagens anteriores! E este e-mail que estou te mandando também não foi publicado porque aqui eu também não estou dizendo nada de novo! Agora o pessoal que visitar o site vai poder olhar os nossos argumentos e os seus e compararem e julgar por si próprios o que eles acharem mais coerente!

Eu fico tentado em responder as baboseiras que você falou na sua mensagem anterior, mas como o que você disse no seu último e-mail foi apenas uma versão com nova roupagem do você havia dito anteriormente, então nem vale a pena, já que eu tenho mais o que fazer do que ficar dando voltas em um círculo!

Ah sim, para te mostrar que não somos intolerantes, concordo que havíamos esquecido de mencionar que a fé é também uma condição para se salvar e acrescentamos isso lá na parte de CATOLICISMO e PROTESTANTISMO também, com a sua devida refutação, óbvio!

E sabe, cheguei à uma conclusão nessa conversa com você: não adianta querer argumentar com um fanático religioso, porque o cara sempre vai querer dar voltas e mais voltas, fugindo sempre de uma reflexão mais profunda sobre uma contestação que se faça à sua religião! É o seu caso! Você vai querer dizer agora: "me mostra as contradições e os erros do catolicismo, vocês não sabem de nada, parecem crianças batendo o pé...", mas nós já apontamos vários erros e contradições, se você não quer ver, fazer o que, né?!

Por exemplo, só uma contradição aqui pra fazer coro com as outras que estão em nosso site: EM DEUTERONOMIO 21:18, DIZ: "SE ALGUÉM TIVER FILHO REBELDE E INCORRÍGIVÉL, QUE NÃO OBEDECE AO PAI E A MÃE, ESTES DEVEM SER MORTOS APEDREJADOS"... e como esta passagem, existem várias outras que incitam à prática de crimes; mas ainda: no NT diz deus que não se deve matar e no novo Jesus diz que devemos dar a segunda face àqueles que nos agredirem... se isso não é uma contradição, é o quê?!?!

E mais... parto sobrenatural?! Tá, supondo que isso tenha ocorrido, então me explica como Jesus saiu de dentro de Maria, se não foi por sua vagina! Não venha com redundâncias e seja DIRETO, CURTO e GROSSO: se Jesus não saiu pela vagina de Maria, saiu por onde?!?! Veja bem, eu não quero saber de xorumelas e nem se o parto foi sobrenatural ou não, me responda APENAS à essa pergunta: como Jesus saiu do ventre de Maria se não foi pela vagina?!?!?!?!

Ah sim, antes que eu me esqueça: na hora que for dormir, pare e pense: "eu me esforço para seguir o catolicismo, realizo todos os caprichos de deus... mas espera aí... quem disse que deus existe?! Minha mãe?! Meu pai?! Decidi acreditar porque achei lógica a teoria católica?! Certo... mas cadê as PROVAS CIENTÍFICAS da existência de deus?!?! E se eu fosse árabe?! Eu não creria neste deus, mas em outro! Que PROVAS tenho eu de que é o meu deus que existe, e não o deus dos árabes?!?! Que PROVAS tenho eu de que exista algum deus?!?! Que PROVAS tenho eu que, mesmo que deus exista, é a minha religião que é a correta?!?!?! Existem milhões de religiões por aí, algumas muito mais antigas que a minha, por que haveria de ser a minha a correta?!?! Que PROVAS eu tenho disso?!?!"

Você sabia que existe uma teoria que diz que Jesus aprendeu filosofia com filósofos orientais (na sua maior parte formada por budistas) e que manuscritos que dizem que este fato ocorreu estariam sendo ocultados pelo Vaticano?! Aliás, essa teoria é bastante lógica para explicar o porque dos ensinamentos MORAIS de Jesus serem tão semelhantes aos de Buda, que viveu muito tempo antes de Cristo!

Já ouviu falar de Hermes Trimegisto, o 3 vezes sábio?! Ele na verdade não existiu, era apenas a personificação do pensamento dos antigos alquimistas! Jesus pode ser também uma personagem fictícia, utilizada para personificar os pensamentos de antigos filósofos judeus que discordavam de alguns pontos do judaísmo! E assim o seria também com o Buda e vários outros personagens religiosos!

Mas sabe... vou te confessar algo: até 1 ano atrás eu era um cara muito católico e inclusive já cheguei a pensar em ser padre! Naquela época, NADA nem NINGUÉM me convenceria de que eu estava equivocado quanto às minhas crenças! Isso foi algo que eu descobri com o tempo... passei a me questionar e vi que não tinha prova nenhuma de nada do que eu cria! Aí então comecei a observar várias contradições no catolicismo, tentei fugir das perguntas que minha própria consciência me fazia, até que larguei de vez o catolicismo, após ter visto que era apenas uma filosofia com vários erros e contradições e das quais não tinha PROVA NENHUMA, como tantas outras por aí!

Eu sei que você vai responder tentando defender sua religião novamente e cegamente, e é por isso que eu não vou mais te responder... não por nenhum motivo que não seja o fato de eu saber que nada do que eu te disser te fará mudar de opinião, pelo menos por enquanto! Você só vai mudar (e se mudar!) quando você quiser! Por isso, até mais meu caro e uma abraço!

PS: Reconheço que fiquei irado com você, já coloquei isso lá no site, mas agora me acalmei, porque me lembrei de como eu era no passado! Sem ressentimentos?! A BUSCA DA VERDADE (Rômulo). A Paz de Cristo.

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-los pela iniciativa de publicar, pelo menos em parte, a troca de mensagens que tivemos nestes dias.

Apenas um fato que me chamou a atenção é que a última resposta feita por vocês e que foi publicada possui trechos que não havia na que eu recebi e comentei (no meu último e-mail). Trata-se do ponto em que vocês afirmam que a Bíblia não pode ter nascido da autoridade da Igreja. Provavelmente o texto me veio truncado...

Na sua última mensagem, você me faz várias perguntas e várias afirmações; novamente, nenhum argumento. Tendo sido o parto de Maria sobrenatural, não sei "por onde Jesus saiu"; portanto, esta é a única pergunta que eu não poderia responder (curto e grosso, não?).

Que Jesus foi um personagem histórico, não há mais dúvidas entre todos os estudiosos; a história segundo a qual Ele teria vivido na Índia ou recebido ensinamentos budistas é uma grande fantasia, desprovida de qualquer evidência e contra todas as evidências. Os ensinamentos morais de Jesus são parecidos com os de Buda? Leiam os escritos rabínicos da época e verão que Jesus, na verdade, parte do judaísmo (que Ele mesmo, Deus que é, havia dado aos judeus) e o desenvolve. É muito mais simples do que vocês pensam, e as pretensas semelhanças possuem uma explicação teológica profundíssima e belíssima.

Também eu deixo algo para vocês pensarem: todas as religiões possuem pontos em comum com o cristianismo, e pontos em comum bastante importantes. Por que seria?

Se você já foi católico um dia e até pensou em ser padre, é uma pena que não tenha aproveitado este tempo para conhecer o catolicismo (que, insisto, você desconhece). Eu também já busquei provas científicas da existência de Deus, mas convenci-me de que a mesma não é possível. Se este fosse o objetivo do site de vocês (afirmar e provar que não é possível prova científica de Deus) eu sequer os teria incomodado. Mas, pelo menos segundo eu li, o objetivo é outro.

Por fim, se vocês ainda acham que eu sou um fanático religioso, que me fecho em minha ignorância, o que eu posso fazer? Vocês não me conhecem, e qualquer opinião pessoal, boa ou ruim, que tenham a meu respeito tende a estar errada e somente por acaso estará correta.

Haveria muito o que dizer, mas fico por aqui. Não há motivo algum para ressentimentos.

PS: Eu não me esforço por seguir o catolicismo. Ao contrário: o verdadeiro cristão é aquele que faz o bem sem se esforçar, e que repousa ao cumprir os mandamentos de Deus. Estes mandamentos não são um óbice a que aproveitemos os maiores prazeres da vida; ao contrário, são o caminho claro e sereno para, já nesta terra, alcançarmos uma verdadeira felicidade. Mas isto é assunto para uma próxima ocasião...

(Alexandre).