O nome Jesus (Yeshu'a, em hebraico) é uma forma tardia do nome Josué e significa Javé é a salvação, ou seja, Deus salva seu povo em Jesus.
Cristo é a tradução grega do hebraico messias e significa ungido. Esse título refere-se à pessoa do rei.
Jesus era chamado Nazareno porque tinha vivido e crescido na cidade de Nazaré, na Galiléia, norte da Palestina. A pequena cidade de Nazaré nunca é citada no Antigo Testamento.
A palavra evangelho significa boa nova. Os evangelhos são boas novas porque anunciam que Jesus instaurou o Reino de Deus entre os homens.
O mais antigo dos quatro evangelhos é o de Marcos. Foi escrito entre os anos 60 e 70 d.C.. Admite-se, tradicionalmente, que o mesmo tenha sido escrito em Roma.
Na Bíblia, cingir os rins significa estar de prontidão. Como se usava túnicas largas, era necessário amarrá-las à cintura para realizar qualquer ação.
A palavra igreja significa reunião, assembléia. No Antigo Testamento designava a comunidade de Israel, mas passou a designar, no Novo Testamento, a comunidade dos seguidores de Jesus.
Querigma, palavra que significa proclamação, era o anúncio fundamental dos primeiros seguidores de Jesus para provocar a conversão dos ouvintes.
Domingo (em latim dies dominica) significa Dia do Senhor. Os cristãos o tomaram como dia santo no qual se celebra a ressurreição do Senhor Jesus.
Embora de família ligada ao artesanato, a linguagem de Jesus mostra que ele assumiu a causa dos camponeses. Jesus falava do Reino usando a linguagem dos pastores e camponeses.