A g n u s D e i

ANJOS E DEMÔNIOS NA BÍBLIA

Na Bíblia, os anjos e principalmente o Anjo de Yahweh são um modo de personificar a ação do próprio Deus. A palavra anjo significa enviado, mensageiro.

O nome do anjo Gabriel significa homem de Deus ou Deus é forte. Ele aparece no livro de Daniel e na anunciação do nascimento de João Batista e de Jesus.

O nome do anjo Miguel significa quem é como Deus?. É o anjo protetor do povo de Deus e aparece nos livros de Daniel, Zacarias e Apocalipse.

O nome do anjo Rafael significa Deus cura. Ele aparece no livro de Tobias como protetor e curador.

Satanás é uma palavra hebraica (Satan) que significa adversário, acusador. Satânica é toda ação que produz adversidade e acusação infundada.

Diabo (do grego diábolos) é aquele que provoca dúvida e divisão. É diabólica toda ação que introduz dúvidas ou faz com que pessoas se dividam.

Demônio não é o mesmo que Diabo ou Satanás. Para os antigos, era uma realidade que agia internamente na pessoa, fazendo-a descobrir alguma coisa sobre si mesma.

Baal significa senhor, proprietário, marido. Era o deus cananeu do trovão e da chuva, possuidor do solo ao qual traz fertilidade.

Astate ou Aserá era a companheira de Baal. É a deusa cananéia do amor e da fecundidade.

Xeol era o nome dado pelos israelitas para a morada subterrânea dos mortos. O latim traduziu a palavra por infernus, de onde veio o português inferno.

Os antigos consideravam as doenças como causadas por maus espíritos. Por isso, a cura era confiada a sacerdotes-exorcistas e incluía o uso da feitiçaria e da magia, proibidas em Israel.

Retornar