A g n u s D e i

VEJA PORQUE VOCÊ DEVE PARTICIPAR DA SANTA MISSA
por: Lílian Aparecida Meira Machado

"No meio do caminho havia uma pedra. Aparentemente uma simples pedra. Os que passavam tropeçavam nela, e ela ia rolando para frente e para trás. Um dia alguém parou, pegou aquela pedra e limpou-a. Então viu que era uma pedra preciosa".

A Missa é semelhante a essa pedra. Os nossos olhos estão cobertos da poeira da ignorância ou do preconceito que nos impede de vermos a Missa tal qual ela é: na pureza de sua origem divina e na beleza de seu mistério.

A Missa vivida segundo o pensamento de Deus, tem em si a força de transformar a nossa vida. Ela deixaria de ser um desgastado "preceito" para se tornar a "pérola rara" de que fala o Evangelho.

Ninguém ama o que não conhece. Para conhecer, amar e gostar da Missa é preciso estudar, aprofundar o conhecimento do seu conteúdo, de suas partes e sua história.

Nossa Senhora recomenda que devemos escolher entre as várias formas de oração, a Santa Missa, pois ela é a oração mais completa e nela seu Filho Jesus está conosco.

É preciso lembrar que cada vez que participamos da Santa Missa e recebemos o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, algo extraordinário acontece e nós nos transformamos em sacrários vivos... é o maior dos milagres que vem a nós. Não podemos permitir que esse grande momento de graça seja uma rotina ou sofra a nossa indiferença ou falta de fé.

A Missa contém todo o mistério da Salvação, renova a Ceia do Senhor e o Seu Sacrifício Redentor. A presença de Jesus se manifesta de maneira plena na Missa: pela Eucaristia que é o Seu Corpo e Sangue, pelo Sacerdote que é o seu representante oficial, pela Palavra que é anunciada e pela assembléia que é o seu Corpo Místico.

Após a Consagração, as palavras de Jesus: "Fazei isto para celebrar a minha memória"; é seu desejo para que se perpetue na terra o seu Mistério de Salvação. Na sua Carne e no seu Sangue, estamos diante do Mistério da Fé. As aparências continuam sendo de pão e vinho, mas pela fé adoramos o Cristo realmente presente, com seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade.

As palavras do sacerdote não são suas, mas de Cristo: "Isto é o meu Corpo... Isto é o meu Sangue...".

A Hóstia Consagrada é a mesma em sua divina realidade: O Cristo Vivo, Deus e Homem verdadeiro.

Mas a reação de cada um que está na Missa pode ser diferente, segundo a Fé ou a indiferença. Por isso, para uns a hóstia é o Corpo do Senhor, enquanto outros continuam vendo apenas um pedaço de pão comum, porque só enxergam com os olhos da carne que não vão além do objeto material. Por isso, a Missa fica sem sentido e sem valor para muita gente que vai à igreja. Nesse caso, a Missa além de não significar nada de sobrenatural, ainda lhe pesa como um monótono e até maçante preceito imposto pela Religião.

A Missa, porém, é muito mais que o cumprimento obrigatório de um preceito. É um encontro especial com Deus e com o irmão na fé.

Vamos à igreja para louvar e bendizer a Deus que é nosso Pai.

A Eucaristia engloba toda a nossa crença. Nela se consuma tudo que Jesus ensinou. A Eucaristia é comemoração, presença e promessa de vida futura como penhor da Ressurreição.

Na Missa, Cristo continua se oferecendo ao Pai pela Salvação do mundo. Na Cruz Ele se ofereceu sozinho. Na Missa, Ele se oferece ao Pai através da Igreja. Nossa atitude na Missa deve ser de muita humildade e eterna gratidão, pois Eucaristia quer dizer dádiva, dom, ação de graças.

Precisamos criar gosto pela Missa, gostar de ir à casa de Deus, sentir a alegria de orar. Vamos pelo menos fazer o esforço para nos libertarmos de nossa miséria e podermos render graças ao Pai, na pessoa de Jesus Cristo, que nos aceita no convívio de seu amor.

Precisamos valorizar a Santa Missa como Sacrifício que se renova de modo incruento, mas verdadeiro, o Sacrifício oferecido por Jesus no Calvário.

Portanto, a Santa Missa é o Sacrifício cotidiano de oblação pura que é oferecido ao Senhor em toda parte, do nascer ao por do sol.


Bibliografia:
1. Bíblia Sagrada
2. A Missa parte por parte
3. Aos sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora
4. Jornal "Eco de Medjugorje".

Retornar