A g n u s D e i

OS "IRMÃOS" DO SENHOR
Autor: Carlos Ramalhete
Fonte: A Hora de São Jerônimo
Tradução: Carlos Martins Nabeto

Muitos protestantes afirmam que Nossa Senhora teve outros filhos além de Nosso Senhor [Jesus Cristo] e alguns fundamentam seus argumentos em Marcos 6,3.

No entanto, esta é a pior citação bíblica que eles poderiam usar. :)

Este versículo lê-se no original grego (eu não sei qual tradução você usa):

  • "Não é Ele o carpinteiro, *** O *** filho de Maria, irmão de...".

Existe um artigo definido masculino singular (em grego é o termo "ho") antes da palavra "filho". Este versículo, como matéria de fato, prova que Jesus era o filho único de Maria (por isso há o emprego do artigo definido masculino singular).

Além disso, a palavra "irmãos" não significam que eles eram filhos da Santíssima Virgem Maria. Mesmo que aceitemos esse termo com o significado de "irmãos reais" (mas não é), eles poderiam muito bem serem filhos apenas de São José.

Os protestantes verão, se você tirar o pó da sua Bíblia, que os tais "irmãos de Jesus", quando mencionados ao lado de Maria, nunca são citados como filhos dela. Sempre se diz: "Maria e os irmãos de Jesus", e nunca "Maria e seus filhos".

Observe também quem estava aos pés da Cruz:

  • Marcos 15,40: "E havia também mulheres observando de longe: entre elas estava Maria Madalena e Maria, a Mãe de Tiago o Menor e de José, e Salomé".

  • João 19,25: "E ao lado da cruz de Jesus estava Sua Mãe e a irmã de Sua Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena".

  • Mateus 27,56: "Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago e José, e a mãe dos filhos de Zebedeu".

Portanto, quem encontramos aos pés da Cruz?
  1. Maria (a quem São João se refere como "Sua Mãe").

  2. Maria Madalena (citada por todos os evangelistas, exceto São Lucas que não cita nome algum das mulheres).

  3. Maria de Cléofas (que pode ser considerada irmã da Santíssima Virgem Maria se compararmos com as palavras de São João dando esse significado), mãe de Tiago o Menor e de José (de acordo com São Mateus e São Marcos); e Salomé (também entre os "irmãos do Senhor" - e Marcos 6,3 também se refere a Judas e às "irmãs" do Senhor, não sendo apenas Salomé, o que nos faz supor uma numerosa família).
    A Sagrada Tradição nos diz que se tratava do casamento de São Judas que estava sendo celebrado em Caná quando, pelo pedido de Nossa Senhora, Jesus realizou o Seu primeiro milagre público. Isso faz bastante sentido se compreendermos que a preocupação dela se devia ao fato de ser o casamento de seu sobrinho, motivo pelo qual pediu este milagre ao seu Filho.

  4. A mãe dos filhos de Zebedeu (citada apenas por Mateus). Ela devia ser a mãe das outras "irmãs do Senhor", com exceção de Salomé.

Hegésipo escreveu no segundo século que Cléofas era irmão de São José. Assim, os "irmãos do Senhor" eram seus primos (filhos de Cléofas, irmão de São José, que se casou com uma outra Maria que poderia muito bem ser, conforme São João, uma irmã da Santíssima Virgem. Isso nos daria um casamento duplo - dois irmãos desposando com duas irmãs - fato, aliás, muito comum naquele tempo), e explica tudo (a forma como tratavam Nosso Senhor, o fato de como frequentemente acompanhavam Nossa Senhora em sua condição de viúva; apesar disso, Jesus confiou Sua Mãe a São João - o que certamente não aconteceria caso ela tivesse outros filhos...).

Retornar