A g n u s D e i

RUMINAÇÃO DA PALAVRA
por: Janderson Evans

A Escritura é uma [fonte de] riqueza inesgotável.

Mas, muitas vezes, nós apenas lemos a Escritura, nada mais; passamos os olhos sobre as palavras e frases e não chegamos a colher toda a riqueza que ela contém.

Vamos nos esforçar para retirarmos da Escritura toda a riqueza que ela nos deseja oferecer.

Para isso vamos nos situar:

A grande maioria dos textos da Sagrada Escritura foram vividos, experenciados por algum povo; no Antigo Testamento o povo escolhido, o povo de Israel, viveu muitas experiências com Deus e muitas destas experiências foram ao longo do tempo passando de pai para filho até chegar a serem escritas e organizadas em um único livro. No Novo Testamento, o contato com Jesus fez com que muitas pessoas expressassem aquilo que viveram, viram e ouviram. Por isso é possível concluir que as palavras que estão escritas na Bíblia são Palavras cheias de vida, de experiência... não é algo aéreo.

E porque a Escritura está cheia de Vida é possível sentirmos dentro de nós o ressoar de suas Palavras; nos identificamos com ela porque ela fala da vida, da relação de Deus com o seu povo; portanto fala de mim.

Isto leva-nos a ter os nossos textos prediletos da Sagrada Escritura, são textos que vividos por alguém ou por algum povo, identifica-se com a minha realidade hoje. Além disso a Escritura é manifestação de Deus no povo concretamente. Portanto a manifestação de Deus na minha vida concreta.

Para retirarmos todo proveito da Escritura, seguiremos este caminho:

  • Deixe passar pelo seu coração e pela sua cabeça os vários textos da Escritura que hoje tem um sabor especial pra você. Apenas deixe estes textos passarem em você como em um filme. Saboreie sem pressa estes textos para ver qual deles você tem um maior sabor para você hoje.
  • Tendo escolhido o texto, que para você apresentou-se com maior sabor, o texto que lhe falou fundo, que mexeu mais com você, comece a fazer a leitura deste texto, leia-o por inteiro; após esta leitura faça um bom momento de contemplação desta Palavra: repassse lentamente no seu coração todas as palavras e todas as frases, para que elas despertem no seu interior o sabor da Palavra de Deus. Contemple esta Palavra.
  • Finalmente, tome um papel e uma caneta e colha do seu ser tudo o que ele puder lhe revelar sobre esta palavra. Pergunte ao seu ser: O que esta Palavra diz em mim? Escreva tudo o que o seu ser lhe revelar. Depois pergunte outra vez: O que esta Palavra diz para mim? Escreva novamente. Você verá que a riqueza extraordinária existe dentro de nós. Os escritos que brotam do ser passarão a ser nossas "santas escrituras", pois falarão da atuação da Palavra de Deus dentro de nós.
  • Após escrever, faça um bom momento de oração sobre o que você escreveu e procure ao final desta oração concluir perguntando ao seu interior: O que aprendi de novo sobre mim mesmo? Resuma suas respostas em algumas frases escritas.
  • Que atitudes concretas esta Palavra me impõe?

Bom trabalho!

Retornar