A g n u s D e i

NASCER DE NOVO
por: Janderson Evans

Nicodemos, um judeu reverente e religioso, foi certa noite a Jesus e lhe perguntou como poderia ele entrar no reino de Deus. Aquele homem sabia que Jesus era enviado de Deus e sabia de tudo.

"Jesus respondeu: 'Com toda a sinceridade que tenho, digo isto: Se você não nascer de novo, nunca poderá entrar no Reino de Deus'".

"Nascer de novo!" - exclamou Nicodemos. "Que quer o Senhor dizer? Como pode um homem velho voltar para o ventre da mãe e nascer outra vez?"

"Jesus respondeu: 'O que eu lhe estou dizendo tão sinceramente é isto: Se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. Os homens só podem reproduzir a vida humana, mas o Espírito Santo dá a nova vida do céu". (Jo 3,3-6)

Nicodemos sabia quem Jesus era, mas isso não bastava. É preciso também agir, baseado neste conhecimento, e aceitar a Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal, convidando-o para entrar e tomar parte em nossa vida. No momento em que ele entra em nossa vida, por intermédio do Espírito Santo, nós nascemos espiritualmente. Comunicamo-nos com Deus apenas em nosso espírito; assim, precisamos nascer espiritualmente para estarmos aptos a conhecer Deus. Se não nascermos de novo, estaremos ainda espiritualmente mortos.

Paulo escreveu aos gálatas: "Eu já fui crucificado com Cristo; eu próprio não vivo mais, e sim é Cristo que vive em mim. E a vida genuína que tenho agora dentro deste corpo é resultado da minha confiança no Filho de Deus, o qual me amou e a Si mesmo Se entregou por mim" (Gl 2,19-20).

Ele também escreveu aos coríntios: "Façam a verificação em vocês mesmos. Vocês são realmente cristãos? Passam pela prova? Sentem cada vez mais a presença e o poder de Cristo dentro de vocês? Ou estão apenas fingindo-se cristãos, quando não são absolutamente nada?" (2Cor 13,5)

Você é realmente cristão? Já nasceu de novo?

Nossa igrejas estão cheias de Nicodemos. Eles passam o tempo estudando as Escrituras e oram diariamente. Freqüentam estudos bíblicos e grupos de oração, e ensinam na catequese. Cresceram na igreja, e se denominam "nascidos" metodistas, presbiterianos, luteranos, católicos, pentecostais, batistas, ou qualquer outra denominação.

Eles sabem tudo sobre o Cristianismo. Sabem que Jesus, o Filho de Deus, morreu pelos seus pecados. Sabem que ele ressuscitou. Mas, realmente nunca entregaram sua vida inteiramente a Ele, nem o convidaram para ser o Senhor e Salvador do seu coração.

As dádivas da salvação e da vida eterna são absolutamente gratuitas, mas precisamos recebê-las, para que se tornem nossas. É pelo amor que Deus nos alcança; por amor Ele prepara circunstâncias para nos mostrar o quanto precisamos dele; e assim nos atrai para si.

Retornar