A g n u s D e i

O JEJUM
por: Janderson Evans

JEJUM BÍBLICO
Muitas pessoas mencionadas na Bíblia jejuaram, Moisés jejuou quando estava no monte Sinai (cf. Ex 34, 28). Ana jejuou quando queria ter um filho e o pediu a Deus (cf. 1Sm 1,7). O jejum não está restrito apenas ao Velho Testamento. Jesus jejuou quando se encontrava no deserto (cf. Mt 4, 2). Deus criou o homem com a necessidade inerente de ingerir alimentos para poder viver. Essa necessidade diária forçou o homem, a criatura, a confiar em Deus, o Criador para fornecer-lhe alimento. Se não tivesse essa necessidade, facilmente se esqueceria de Deus. Deus disse a Adão que ele poderia comer de quase todos os frutos do jardim. Eles tinham sido criados para servir-lhes de alimento. Só não poderiam comer do fruto da árvore do conhecimento. Quando uma pessoa jejua está abstendo se da alimentação, que é tanto uma necessidade quanto um prazer. Esta abstinência constitui, pois, uma expressão contínua de sua oração interior. O jejum revela que nossa oração é profundamente sincera. Passamos a ter controle e assim podemos realizar melhor a obra do Mestre.

PORQUE JEJUAR?
A oração é a via normal pela qual o cristão pode obter de Deus as coisas de que necessita (Jo 14, 14). Encontramos na Bíblia ilustração de muitas pessoas que jejuaram. Por que isto? Este capítulo responde a seguinte pergunta: Por que devemos jejuar? Porque pelo jejum obtemos as soluções e as bênçãos de Deus. Temos que orar e jejuar, na experiência da resposta de Deus.

JEJUAR PELA CRISE NACIONAL
As nações estão se tornando incontroláveis. O mundo está resvalando para a anarquia. Não existem lideranças nacionais fortes porque vivemos num vácuo moral. Cada pessoa faz suas próprias leis. Quando o homem se torna o centro de uma sociedade, deixando Deus do lado de fora, essa sociedade se acha a poucos passos da destruição.
Os cristãos deveriam jejuar, a nível nacional, numa manifestação de arrependimento e reconhecimento de sua dependência de Deus. Acredito que, se os cristãos manifestassem a sinceridade de sua fé por meio do jejum e oração, Deus salvaria as nações. O profeta Joel convocou o povo para um jejum nacional, quando da iminência do ataque da praga de gafanhotos (Joel 1,14).

JEJUAR PELOS PROBLEMAS
O jejum disciplina o corpo tornando-o um instrumento útil para Deus. Quando jejuamos, estamos afirmando que o estômago não é o nosso Deus (Fl 3,19). O jejum nos dá a vitória sobre os desejos da carne. Estou convencido de que a maneira de sermos libertos de um pecado que nos assedia insistentemente, é praticarmos o jejum.

JEJUAR ANTES DE TOMAR DECISÕES DE CARÁTER ESPIRITUAL
Antes de Jesus iniciar seu ministério aqui na terra, Ele dedicou algum tempo à oração e jejum (Mt 4,2). Quando temos que tomar decisões de caráter espiritual, precisamos da orientação divina e através do jejum e oração podemos obter essa orientação. Gostaria de apelar, para que pergunte à Deus o que Ele deseja que você faça com relação ao jejum. Acredito que isso lhe será uma bênção espiritual, física, mental e financeira.
Muitos de nossos fardos são aliviados por meio do jejum (Is 58). Sabedoria é obtida pelo jejum (Dn 10). Avivamento veio após o jejum (Is 58, 6). O povo obtém proteção de Deus pelo jejum (Rs 21,27-29). A cura de um ente querido veio pelo jejum (Sl 35,13).

TIPOS DE JEJUM
A Bíblia ensina que o jejum normal consiste em abster-se totalmente de alimento sólido. O jejum típico, mencionado na Bíblia, não implica em abstinência de líquidos. Na ocasião em que Jesus jejuou quarenta dias e quarenta noites no deserto, lemos o seguinte: "E depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome." (Mt 4,2). A Bíblia não menciona que Ele teve sede. Seria fisicamente impossível jejuar quarenta dias e quarenta noites sem ingerir líquidos. A maior parte dos estudiosos da Bíblia acredita que Jesus bebeu água no deserto mas não ingeriu alimento sólido.

O JEJUM COMPLETO
O jejum completo, também chamado jejum absoluto, consiste na abstinência de alimento e de água (At 9,9), tratando-se de um jejum perigoso. Ninguém deve fazer um jejum total por mais de um dia. Quem tem problemas de saúde deve conversar com o médico, antes de resolver fazer um jejum completo.

JEJUM PARCIAL
Significa abster-se de certos alimentos. O jejum comum, praticado no Velho Testamento, começava ao pôr-do-sol e estendia-se até o pôr-do-sol do dia seguinte. O jejum parcial consiste em abster-se de alimento apenas durante as horas do dia.
O jejum parcial incluía também a abstinência das relações sexuais entre marido e mulher. Paulo disse: "Não vos priveis um ao outro, salvo por mútuo consentimento por algum tempo, para vos dedicardes à oração." (1Cor 7,5). Assim como algumas pessoas se abstém do prazer da alimentação, assim também, num jejum parcial, o casal se abstém das alegrias do casamento. Terminado o jejum devem ajuntar-se, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência. (1Cor 7,5).

O PERIGO DO JEJUM
A maioria dos cristãos deveria jejuar apenas um dia, principalmente nos dias determinados por Nossa Senhora: Segunda-feira, jejum para libertar os padres do purgatório; jejum nas sextas-feiras para a nação, jejum nas quartas-feiras pelas famílias.
Podemos fazer jejum de doce, da língua (deixando de falar da vida dos irmãos), da televisão e principalmente daquilo que mais gostamos. Se a pessoa não está disposta a entregar-se à oração por longos períodos durante o jejum, deve rezar o terço e meditá-lo. A mera privação de alimento não tem valor, se não for acompanhada por terços e orações na Bíblia ou novenas.
Outro perigo do jejum é o problema da hipocrisia que, às vezes, cerca esta questão. Jesus nos adverte: "Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, porque desfiguram o rosto a fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa." (Mt 6,16). Nosso jejum não pode ter por objetivo chegar aos olhos do mundo, mas aos ouvidos de Deus. É uma questão particular, entre Deus e aquele que jejua. Outro perigo do jejum é identificar jejum com espiritualidade. Alguns querem que os outros jejuem, exatamente como eles o fazem; na verdade a Bíblia não diz quanto tempo devemos jejuar e nem quantas vezes.
O jejum não pode ser imposto a outro. Cada indivíduo tem que tomar sua própria decisão de servir a Deus.

COMO JEJUAR
Jejuar não é abster-se de alimento. Muitas pessoas ficam algum período sem ingerir alimentos por motivos de saúde, mas isto não significa que estejam jejuando, segundo o padrão bíblico. Outros jejuam porque desejam emagrecer, isto não é jejum. Ainda há aqueles que deixam de almoçar ou jantar, por estarem muito ocupados, também não é jejum. Jejuar envolve também orar, arrepender-se e fazer uma sondagem no coração.
O Velho Testamento define jejuar como "afligir a alma" (Is 58,3). Para que o jejum tenha valor para Deus, é preciso que tenha um objetivo espiritual.
Quase todo mundo diz: já fiz regimes de emagrecimento. Assim sendo posso afirmar que existe uma grande diferença entre fazer regime e jejuar. Quando estou de regime uso adoçante no café, em vez de açúcar. Tenho que me armar de toda a força de vontade para rejeitar sobremesas. E embora não goste de fazer regime, acho muito mais fácil jejuar. Por quê? Porque é completamente diferente de fazer regime. Quando jejuo, faço-o com um objetivo espiritual. Geralmente estou precisando que Deus supra determinada necessidade, ou que me oriente a respeito de determinado assunto, ou então buscando auxílio do Senhor para superar alguma crise de meu ministério. Quando me dedico a um dia de jejum, Satanás também toma conhecimento disso, e ele ataca com todas as potestades do inferno. Sinto um desejo quase insuperável de comer, nem que seja um simples sanduíche de queijo. Não é que esteja com fome; é que Satanás quer que eu quebre o voto. Durante o jejum, nosso apetite é bastante intensificado. E o diabo nos chama a atenção para isto. Ele deseja rir e zombar de nós. Mas, com a ajuda de Deus e Maria, podemos manter o voto.

ANTES DE JEJUAR
Determine previamente o tempo de duração do jejum. Não é bom iniciar um jejum sem antes definir o limite de duração. Devemos estabelecer um período certo para jejuar. Tenho dito aos irmãos que devem começar sempre com jejuns de apenas um dia.
Depois, a medida que forem ganhando experiência em usar o jejum para a Glória de Deus, poderão aumentar a duração dele. Planeje passar boa parte do tempo em oração.
Quando uma pessoa jejua, deve meditar e buscar a face de Deus. E não deve fazê-lo apressadamente, nem se deixar pressionar pelo relógio.
Quem está jejuando deve desfrutar ao máximo da comunhão com o Senhor. Quanto mais tempo passarmos em comunhão com Deus, mais nos tornamos semelhantes a Ele.

QUEBRA DO JEJUM
O jejum do Velho Testamento ia desde o pôr-do-sol de um dia ao entardecer do seguinte. Como o estômago se acha totalmente vazio após prolongado período de jejum, muitas pessoas já adoeceram por ter ingerido alimentos em demasia após a abstinência e principalmente alimentos pesados ou doces. O organismo humano não suporta um choque destes. Sugiro que se quebre o jejum com uma sopa, uma salada ou um sanduíche leve.
Durante o jejum, oramos e buscamos a face de Deus, arrependemo-nos de nossos pecados e pedimos perdão e purificação pelo sangue de Jesus. Assim, ao encerrá-lo devemos estar em comunhão com o Senhor e ter maior percepção das coisas espirituais.
Portanto, quebremos o jejum recebendo Jesus na Eucaristia. Muitas pessoas não jejuam porque tem receio de que possam ter efeitos prejudiciais. A Bíblia diz que ninguém jamais odiou a sua própria carne, antes a alimenta e dela cuida (Ef 5,29). Creio que a Bíblia ensina que todos nós devemos cuidar de nosso corpo, pois ele é o templo do Espírito Santo (1Cor 6,19). Mas o jejum não prejudica nosso corpo. Pelo contrário, pode torná-lo mais sadio. Devemos aprender a fazer distinção entre desejo e apetite. Temem jejuar, por acharem que o corpo não pode passar sem alimento. O desejo de comer resulta de nos termos habituado a comer sempre que sentimos fome.
Deus não nos diria para fazermos uma coisa que iria prejudicar nosso organismo. Quando começamos a jejuar, sentimos realmente a dor da fome. Mas, na verdade, isso é mais como a reação de uma criança mimada que quer a sobremesa antes do jantar. Não se trata de um "sinal de fome", é um sinal de desejo de comer. Comemos mais por causa do hábito, do que mesmo por necessidade de nos alimentar. Portanto, jejuar um dia não irá fazer mal a ninguém. Creio que jejuar não implica apenas em abstermo-nos de alimento, mas também em nos consagrarmos à oração, buscando assim a face do Senhor.

Retornar