A g n u s D e i

MEDITANDO O PAI-NOSSO
por: Roberto Ednísio

Para se dizer "Pai-Nosso" é necessário amar a todos os nossos irmãos e não só aqueles que nos agradam.

Para se dizer "que estais no céu" é necessário que, ao rezar, desejemos ver morar em nós aquele que invocamos, ou seja, a vontade de nos assemelhar a Ele.

Para se pedir "santificado seja o vosso nome" é necessário envolver-nos na "decisão prévia que lhe aprouve tomar" para "sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor".

Para se pedir "venha a nós o vosso reino" é necessário promover a justiça, a paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14,17), conservando-se puros em suas ações, pensamentos e palavras (cf. Rm 6,12). "Marana Tha"!

Para se pedir "seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu" é necessário seguir o seu mandamento, que resume todos os outros, e que nos diz toda sua vontade, é que "amemos uns aos outros, como Ele nos amou" (Jo 13,34).

Para se pedir "o pão-nosso de cada dai-nos hoje" é necessário colocar em prática os conselhos de dois santos: "Reza e trabalha" (São Bento) e "Rezai como se tudo dependesse de Deus e trabalhai como se tudo dependesse de vós" (Sto. Inácio de Loyola). E como "o homem não vive apenas de pão, mas de tudo aquilo que procede da boca de Deus" (Mt 4,4) refere-se também ao Pão da Vida: a Palavra de Deus a ser acolhida na fé, o Corpo de Cristo recebido na Eucaristia.

Para se pedir "perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido" é necessário ter uma audaciosa confiança na misericórdia do Pai, lembrando da condição que nos é imposta: perdoar até setenta vezes sete (cf. Mt 18,21-22) e ser misericordiosos como o Pai é misericordioso (cf. Lc 6,36).

Para se pedir "não nos deixeis cair em tentação" é necessário uma firme decisão do coração de aderir ao Espírito de Deus, livrando-nos do orgulho, inveja, ira, etc. e guardarmos o coração numa constante vigilância.

Para se pedir "mas livrai-nos do mal" é necessário estar convencidos que não podemos alimentar nossos pecados (individuais e coletivos), dos quais o "inimigo" é o autor ou instigador e crer, verdadeiramente, no "Todo-poderoso, Aquele que é, Aquele que era e Aquele que vem" (Ap 1,8).

Para se dizer "pois vosso é o reino, o poder e a glória para sempre" é necessário estar conscientes que assumimos o nosso papel na glorificação do Seu Nome, na vinda de Seu Reino e no poder de Sua vontade Salvífica.

Para se dizer "amém" é necessário uma profunda adesão ao Projeto de Deus e, também, saber que tudo o que pedir vos será dado (Lc 11,9).

Retornar