A g n u s D e i

O CÁLICE

"Somos uma comunidade ao redor do mesmo cálice de Jesus".

Quando estamos com sede, tomamos um copo d'água para saciar a sede.

Em certos lugares há o costume de a família passar o copo ou o cálice de pessoa em pessoa em sinal de comunhão fraterna e de participação. Quando faziam um sacrifício a Deus, em sinal de louvor e agradecimento por tudo o que o Criador derramou sobre o povo em graças e favors, todos tomavam do mesmo cálice, como sinal de unidade e de amor entre os participantes. Participar ou beber do mesmo cálice significa, também, partilhar da vida de Deus e dos irmãos, quer nos momentos de festa ou de dor.

Jesus teve que tomar um cálice muito amargo: o cálice dos sofrimentos na cruz. Disse Jesus: "Não hei de beber o cálice que o Pai me deu?" (Jo 18,11). E disse aos seus amigos e discípulos: "Na verdade bebereis o cálice que devo beber" (Mc 10,39). E ainda: "Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu a eles dizendo: 'Bebei dele todos vós, porque este é o meu Sangue, o Sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens para a remissão dos pecados'" (Mt 26,27-28). E Jesus bebeu todo o cálice e obedeceu o Pai até a morte na cruz para nos salvar.

Agora, o cálice simboliza a taça da salvação, oferecida a todos os homens para que comunguem do sangue de Cristo até que Ele volte no fim dos tempos.

Retornar