A g n u s D e i

A CRUZ

"Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos irmãos".

No alto do altar vemos um objeto que simboliza a doação total da vida de Cristo aos homens: a cruz.

Por que Jesus quis morrer na cruz? Cristo morreu na cruz para nos salvar. Naquele tempo, eram crucificados os ladrões, os infames e os criminosos. Em motivo de vergonha, zombaria. Mas Cristo transformou esse ato em exemplo de liberdade, de amor e consagração ao povo. A morte de Cristo na cruz gerou a vida nos homens. Tornou-se fonte de salvação e paz para todos os povos.

Agora, a cruz é sinal de vitória e glória, motivo pelo qual é colocada em lugares de destaque, no alto dos templos. É como o sol a iluminar as nações! Ao celebrar a missa, a cruz no altar designa o lugar do sacrifício perpétuo de Jesus Cristo. Quer lembrar a identidade do sacrifício da cruz e da missa, a avivar o amor nos corações, a fé no Cristo Redentor e Salvador. O altar é o lugar, por excelência, de doação, de morte, do sacrifício por amor a Deus e aos irmãos.

Quando fazemos o sinal da cruz, nos recordamos do amor de Cristo por nós. Não deve ser feito como rotina; ao contrário, quando o fazemos, devemos nos recordar que pelo Batismo devemos morrer para nos tornarmos homens novos em Cristo Jesus.

A cruz está no altar para significar que a missa é a renovação do sacrifício de Jesus no Calvário, realizado agora sob as espécies do pão e do vinho. Como o corpo de Jesus foi cravado na madeira da cruz, todos devem renunciar cravar na cruz o pecado, a injustiça e a desobediência.

Retornar