A g n u s D e i

AS VESTES DO PADRE

"Revistamo-nos não apenas de tecidos, mas de Jesus Cristo".

Andar bem vestido é um desejo de todos.

Aos domingos, todos procuram ir à missa com sua melhor roupa, pois é um encontro de irmãos.

Às vezes, constatamos que o padre, ao celebrar a missa, está com vestes de cores diferentes. Cada cor possui um significado:

  • Vermelho: símbolo de fogo, do sangue, do martírio, do amor divino (ex.: Pentecostes, quando desceu o fogo divino sobre os Apóstolos).
  • Verde: símbolo de esperança, usado nos domingos após Pentecostes (tempo comum).
  • Roxo: símbolo da penitência e conversão, é usado durante a Quaresma e o Advento (tempo de preparação para o Natal e a Páscoa de Jesus).
  • Branco: símbolo da alegria e felicidade, do Cristo vivo (cor das vestes de Jesus no monte Tabor; cor das vestes de Deus (cf. Dn 7,9). Representa que o cristão participa da glória da ressurreição.

Essas cores são usadas com os seguintes paramentos:

  • Alva: veste branca, talar (por cobrir o corpo do padre, chegando até aos tornozelos), significando a nova vida, a pureza; é a veste recebida no Batismo, símbolo da ressurreição.
  • Cíngulo ou Cordão: recorda as cordas com as quais Jesus foi amarrado; é o símbolo da vigilância. Pode ser da cor do dia ou simplesmente branco.
  • Estola: símbolo da imortalidade, da caridade, do perdão, misericórdia e serviço; é uma faixa comprida que está sobre o peito do padre. Simboliza ainda o poder sacerdotal e é necessária para a administração de qualquer sacramento. Os padres a usam cruzada sobre o peito quando usam a casula, os diáconos atravessada e os bispos em paralelo. O papa a usa do lado de fora, embora ultimamente a tenha usado como um simples bispo. A CNBB permitiu que a estola fosse usada somente com a túnica na administração dos Sacramentos (já que a túnica pode substituir a casula).
  • Casula: colocada sobre a alva, simboliza a paz e a caridade que devem envolver todo aquele que se aproxima do altar. A casula usada atualmente - como a do pe. Marcelo Rossi - é a chamada "casula gótica", porém não possui o mesmo significado.
  • Túnica: é a veste daquele que serve ao altar e que pode, no Brasil, substituir a casula.

As vestes representam o Cristo cheio de glória. Simboliza, também, toda a comunidade que crê no Cristo ressuscitado.

Retornar