A g n u s D e i

A HOMILIA

"Ide e ensinai todas as nações".

Quando temos dificuldades de entender determinado assunto, recorremos à alguém que saiba nos informar com exatidão: professor, médico, etc...

Quando ligamos a televisão, sempre há alguém para explicar ou algum programa ou alguma propaganda.

Quando os nossos problemas se referem à Bíblia, à fé, à religião, devemos recorrer à alguém que tenha conhecimentos profundos. Na missa, após a leitura do Evangelho, o padre faz a homilia ou o sermão. O padre faz a homilia para explicar a Palavra de Jesus.

Certa vez, deram um livro do Antigo Testamento para Jesus e, após lê-lo, disse: "Tudo isto está acontecendo agora entre nós" (Lc 4,14-22). É o que faz, hoje, o padre na missa: após as leituras, o padrre fecha a Bíblia e começa a explicar, a esclarecer, a colocar nas realidades de hoje os exemplos de Cristo.

Antes de ser lido o Evangelho, os cristãos devem traçar o sinal da cruz sobre a testa, os lábios e o peito, significando que o Evangelho deve penetrar na inteligência, nos lábios e no coração, isto é, deve ser vivida e testemunhada, devendo esta Palavra ser, ainda, repartida como um pedaço de pão.

O padre, na homilia, invoca a ajuda do Espírito Santo para que possa atingir com sua palavra os corações, principalmente os mais carentes da Palavra de Cristo. Às vezes, a palavra do padre cai sobre o nosso coração tal como a chuva cai sobre a terra para germiná-la.

Retornar