A g n u s D e i

A MESA

Em nossa casa nos reunimos ao redor da mesa para repartirmos os nossos alimentos. Nesse momento, procuramos e devemos manter a alegria, a paz e a unidade entre todos.

A mesa nos ensina não só a repartir o alimento, mas também os problemas que surgem em família, as responsabilidades, o amor e as alegrias.

No Templo, vemos bem à frente da comunidade uma grande mesa. Esta mesa chama-se altar. O altar é o lugar onde o sacerdote celebra a missa, e simboliza um povo em doação, em sacríficio, que se oferece a Deus.

O altar deve representar todas as oferendas, todos os presentes entregues a Deus.

A principal função doa altar é servir de mesa onde o padre oferece o sacrifício da missa a Deus.

Existe somente um único sacrifício: o de Cristo. No altar oferecemos nossas renúncias, sacrifício de nosso egoísmo, nosso interesse, em benefício de toda a comunidade.

Depois da libertação do povo hebreu do Egito, o altar virou símbolo da liberdade de um povo, aliança deste povo com Deus.

O altar é o centro da Igreja, da comunidade. Ele forma consciências e corações fraternais. O altar é o lugar do perdão, onde todos devemos trabalhar em prol da justiça e da paz. O altar no Templo representa a Cristo.

Geralmente, o altar é feito de pedra, que é a imagem de Cristo. Simboliza o monte Calvário, onde Jesus morreu na cruz por nosso amor.

Ao redor do altar, todos somos irmãos. Quando vamos à missa, recordamos que podemos nos sacrificar, nos doar a Deus, assim como Cristo fez. "É dando que se recebe; é morrendo que se vive para a vida eterna" (São Francisco de Assis).

Retornar