A g n u s D e i

A PALAVRA DE DEUS

"Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo".

Nós damos muita importância às palavras de nossos pais e professores. Chegamos a decorar frases de pessoas que admiramos. A mãe sempre é a melhor educadora, mestra e exemplo.

Se guardamos com caridade e respeito as palavras dessas pessoas, também temos o dever de escutar e pôr em prática, com mais amor e cuidado, as palavras de Deus.

Quando ouvimos a leitura da Bíblia na missa, é Deus quem nos fala. Quando escutamos as duas primeiras leituras, ficamos sentados em sinal de meditação. Quando escutamos o Evangelho, ficamos de pé, em sinal de prontidão e atenção, pois é Jesus que está falando à comunidade. Estar de pé significa ouvir com atenção e boa vontade o que Deus vai nos falar.

Com as leituras da Bíblia, entramos na Liturgia da Palavra, no culto e veneração à Palavra de Deus. A Primeira Leitura costuma a ser extraída do Antigo Testamento; a Segunda Leitura geralmente faz parte das epístolas ou dos Atos dos Apóstolos, já no Novo Testamento; já a Terceira Leitura faz parte do Evangelho de Jesus Cristo narrado segundo Mateus, Marcos, Lucas ou João.

A Palavra de Deus é uma riqueza de ensinamentos, sabedoria e orientação. A Liturgia da Palavra é uma mesa onde a comunidade se alimenta de Deus e de sua doutrina. Quem perde a Liturgia da Palavra na missa, perdeu o encontro, perdeu a missa.

Após a Primeira Leitura vem o Canto de Meditação ou Salmo Responsorial, que nos faz analisar bem tudo o que nos foi e ainda nos será dito. Após a Segunda Leitura, temos o canto de Aclamação ao Evangelho (que quer dizer Boa Nova). É Cristo que nos anuncia o seu amor e a sua doutrina; devemos, então, nos levantar, em sinal de respeito e fé na sua Palavra. É através dos seus ensinamentos que vamos conhecendo, cada vez mais, a Ele próprio e as suas mensagens.

A Palavra, na missa, é comparada à semente (cf. Mt 13). O terreno somos todos nós; se formos boa terra, a semente brotará. Os que escutam com atenção procuram pôr em prática os Seus ensinamentos.

Quando somos batizados, somos responsáveis por anunciar o Evangelho a todos.

A Palavra de Cristo deve ser encarada como se Cristo estivesse pessoalmente nos anunciando seus ensinamentos. As duas leituras anteriores preparam o anúncio solene da Boa Nova. Ao final da leitura do Evangelho, o padre diz: "Palavra da Salvação!" e a comunidade responde: "Glória a vós, Senhor!". É tão grande a força que se encerra na Palavra de Deus que ela se constitui em firmeza da fé e alimento da alma para os cristãos. É fonte de vida espiritual para a família de Deus: a Igreja.

Retornar