A g n u s D e i

A MISSA É UM LOUVOR A DEUS

A ação de graças é a oração por excelência de quem tem fé e confiança em Deus. Nós sabemos que tudo vem do Criador.

A missa é a reunião da comunidade, feita para louvar a Deus. Por isso, também cantamos durante a missa.

Não é comum transformarmos nossa alegria em cantos? Desse modo, também podemos cantar para louvar a Deus, nosso Salvador, que nos proporciona tudo o que existe neste mundo. Vejam-se os Salmos 33, 104 e 144: eram hinos de louvor pelos quais os salmistas (Davi e outros) davam louvores a Deus, cantavam a glória do Senhor, agradeciam suas bênção e ofereciam seus sofrimentos.

Cada momento da missa possui seu canto especial: na Entrada, cantamos todos juntos pois começamos o encontro em unidade e amor com Deus e a comunidade; no Ato Penitencial, manifestamos nossa alegria pelo perdão; no Ofertório, nos oferecemos a Deus com alegria; no Santo, louvamos a Deus juntamente com os anjos, santos e todas as criaturas; na Comunhão, nos aproximamos da mesa da Eucaristia com o coração em festa por receber o Corpo de Cristo; no Final, agradecemos todas as graças recebidas.

Mas não vamos à missa somente para pedir, mas também para nos oferecer, agradecer e render graças a Deus. Devemos, então, pedir perdão a Deus quando ficamos surdos à sua voz e agradecer por tantos dons e graças que dele recebemos. Portanto, a missa é uma ação de graças por tudo aquilo que recebemos de Deus.

Retornar