A g n u s D e i

A MISSA É UMA REFEIÇÃO

Na missa, participamos da refeição com Cristo.

Em uma família bem formada, a hora da refeição é sagrada! Todos os membros da família devem estar presentes. Assim, a mesa se torna um elo de unidade, de alegria, fraternidade e participação; os alimentos são divididos...

No entanto, as refeições são precedidas com uma oração de agradecimento, pois tudo procede de Deus.

Na Igreja, na comunidade, todos são convidados a participarem de uma refeição. A missa é uma refeição de Deus, onde toda a comunidade deve participar da mesma fé e do mesmo Cristo Salvador. Na missa, Cristo é o nosso alimento.

A missa é dividida em duas partes: a Liturgia da Palavra - que consiste nas leituras da Palavra de Deus, no Evangelho, na Homilia e na Profissão de Fé - e a Liturgia Eucarística - onde todos são convidados a receber o Corpo e o Sangue de Cristo. Na primeira parte, recebemos Jesus pela Palavra e, na segunda, recebemos Jesus no seu Corpo e Sangue.

Nas refeições em casa é necessário o apetite para comer, mas na missa devemos ter o apetite da fé: a fome e sede de Deus.

Assim como os alimentos nos dão forças para continuarmos os trabalhos do nosso dia-a-dia, a missa é a refeição que nos dá alimentos espirituais suficientes para darmos o testemunho de Cristo a todo momento.

Será que nos preparamos para participar dessa refeição, dessa comunhão com Cristo e com todos os nossos irmãos? Será que fazemos da comunhão um sacramento de caridade e de Páscoa?

Na missa, temos o Pão Vivo e temos o Sangue de Cristo; por isso, participamos da refeição de Jesus e entramos em íntima comunhão de amor e paz com Deus e com os nossos irmãos. Assim, a missa nos faz crescer no amor, na fé, na caridade e no amor ao próximo.

Retornar