A g n u s D e i

O CONFESSIONÁRIO

O confessionário era o lugar, no Templo, onde os cristãos iam se penitenciar perante o padre, representante de Cristo na terra.

O que é a Penitência ou Confissão? É o sacramento do perdão, da paz, da reconciliação com o Pai, do reencontro com Cristo.

Jesus disse: "Chegou a hora e o Reino está próximo. Abandonem suas faltas e seus erros e creiam na mensagem da Salvação" (Mc 1,15). Ao conversarmos com o padre, confessando nossas falatas, estamos indo ao encontro com Cristo.

Atualmente a confissão não é mais feita no confessionário, mas sim em uma conversa direta com o padre, onde podemos expor as nossas faltas, as nossas falhas, as nossas dúvidas e o padre, por sua vez, nos aconselha, nos orienta e nos esclarece no caminho de reencontro com Cristo.

Existe também a "confissão comunitária", onde toda a comunidade é preparada conjuntamente e, depois, cada pessoa vai conversar em particular com o padre.

Quando estamos doentes, não procuramos o médico e este procura avaliar o que sentimos, os problemas de saúde que já tivemos? Não expomos tudo ao médico para que ele possa nos examinar melhor? Se necessário, não tiramos até as roupas para que o médico possa avaliar melhor os nossos problemas? A mesma coisa deve acontecer quando nos preparamos para a confissão: antes de mais nada, devemos pedir ao Espírito Santo que nos ilumine para fazer uma confissão bem feita, consciente. Devemos fazer um bom exame de consciência (ex.: preparamos os nossos deveres? participamos das missas? procuramos compreender nossos pais? estamos sendo exemplo de Cristo no ambiente em que vivemos: lar, escola, trabalho, amigos?).

Leiamos os seguintes trechos da Bíblia e procuremos vivê-los no nosso dia-a-dia: a parábola do filho pródigo (Lc 15), a parábola do patrão que paga as dívidas do seu empregado (Mt 18,23-25), a ovelha perdida (Lc 15,11), a história de Zaqueu (Lc 19,1). Devemos aprender a perdoar os nossos irmãos para que também sejamos perdoados.

Quando o padre diz: "Eu te absolvo, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo", estamos, nesse momento, nos reconciliando com Deus e com a comunidade. É a reconciliação com a paz de Cristo, o retorno da nossa alma e do nosso coração com Deus, e sentimos que a nossa consciência se encontra em paz. Costumamos até dizer: "Sinto-me mais leve", sinal de que as nossas faltas não estão mais pesando na nossa consciência.

A humildade de nos confessarmos ao padre, que está revestido de Cristo, nos faz repetir o gesto de Pedro, que se reconheceu pecador diante de Cristo e foi, por este, perdoado porque mudou de vida, transformando-se em pescador de homens.

A penitência ou confissão deve nos conscientizar que é necessário verdadeiro arrependimento, mudança de vida, conversão e transformação, isto é, se revestir de Cristo.

Retornar