A g n u s D e i

A PIA BATISMAL

Quando nascemos, passamos a fazer parte de uma família. Aceitamos um pai, uma mãe e, às vezes, um ou mais irmãos. Nossos pais cuidam da nossa educação, cultura social e religiosa.

Na Igreja existe um lugar onde todos os cristãos nascem para Deus: na pia batismal.

Batismo quer dizer banho, purificação, mergulho em Cristo. Somos lavados do pecado, das nossas faltas, das nossas falhas. Saímos criaturas novas, filhos de Deus.

O Batismo é a entrada na comunidade: recebemos Deus como Pai, Maria como mãe e todos os homens como irmãos. Quem é batizado passa das trevas para a luz e se compromete a ser luz do mundo, testemunha de Cristo em qualquer lugar. O Batismo é, pois, um sacramento de iniciação cristã.

A pia batismal (ou batistério) normalmente é colocada na entrada do Templo, simbolizando que introduz o homem na comunidade da Igreja. Pelo Batismo, o cristão torna-se membro vivo do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Une-se a Cristo tanto no sofrimento como na glória, tanto na cruz como na ressurreição; une-se ao Cristo morto e vivo.

O Batismo é a nossa Páscoa. É uma comunhão com Deus e com a Páscoa de Cristo. É o despojamento do homem velho e o revestimento do homem novo.

Retornar