A g n u s D e i

A LUZ

"Vós sois a luz do mundo".

Para que serve a luz? Para iluminar, para dar segurança e alegria. Às vezes, dá até medo...

A escuridão causa medo, insegurança. O sol transmite alegria, calor, ilumina a terra, faz crescer a plantação. O sol a derramar seus raios sobre a terra é comparado ao amor de Deus. O sol é uma prova da grandeza de Deus. O sol, ao derramar seus raios sobre a terra, não faz distinção de pessoas, raças ou povos: ele ilumina e aquece a todos. É como Deus, que derrama sua luz e seu calor sobre todos.

Assim como a luz guia o peregrino, Cristo é a nossa luz que nos guia para o Pai. "O povo que andava nas trevas verá uma grande luz" (Is 9,1).

Quando Jesus veio a este mundo, Ele disse: "Eu sou a luz do mundo. Aquele que me seguir não andará nas trevas, mas terá a luz da vida" (Jo 8,12). Ele quis dizer que nós não andaríamos nas trevas, no erro, na discórdia.

O que significam as velas acesas, o círio pascal? O círio pascal é uma grande vela com cinco grãos de incenso (que significam as cinco chagas de Cristo) e as letras gregas alfa e ômega (que significam que Cristo é o princípio e o fim), que representa a Luz de Cristo; é colocado ao lado do altar desde o domingo da Páscoa e significa o Cristo vivo, glorioso e ressuscitado entre nós. As velas do altar servem para despertar nossa atenção na presença do Cristo ressuscitado na comunidade.

"Não se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo da mesa mas sim bem no alto, para que ilumine a todos. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que conheçam suas obras e glorifiquem ao Pai" (Mt 5,13-16). O fruto da luz é a bondade, amor, justiça e verdade.

As velas do altar, na hora da missa, indicam a presença de Deus e que a missa é a Páscoa de Jesus. A missa é a celebração da ressurreição de Jesus. A vela acesa mostra nossa fé em Jesus. Cada vez que vamos à missa, Jesus nos passa das trevas para a luz.

"Aquele que pertence a Cristo e pratica a verdade volta-se para a luz" (Jo 3,19-21).

Retornar