A g n u s D e i

BÊNÇÃO DO TÚMULO
(Diocese de Santos)

Comentarista: A Igreja Católica considera o cemitério um lugar sagrado. É o nosso campo santo, onde também rogamos ao Pai celeste por todos os que faleceram na paz de Cristo Jesys e por aqueles cuja fé só Deus conheceu.

Presidente: A nossa proteção está no nome do Senhor!
Todos: Que fez o céu e a terra.

Presidente: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.

Presidente: O Deus da esperança que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo esteja convosco.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Presidente: Caríssimos: motivados pela piedade cristã, aqui nos reunimos para a bênção deste túmulo, onde repousam os restos mortais de nossos familiares, até o raiar do dia glorioso do Senhor. Elevemos nosso olhar para a cidade do alto e contemplemos a Cristo, que por nós padeceu e ressuscitou e nos receberá na glória de seu Pai.

Leitor: Leitura do evangelho de São João: "Naquele tempo, quando Marta soube que Jesus chegara, saiu ao seu encontro. Maria, porém, continuava sentada, em casa. Então disse Marta a Jesus: 'Senhor, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas ainda agora sei que tudo o que pedires a Deus, Ele te concederá'. Disse-lhe Jesus: 'Teu irmão ressuscitará'. Disse Marta: 'Sei que ele ressuscitará na ressurreição do Último Dia!'. Disse-lhe Jesus: 'Eu sou a ressurreição. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisso?'. Disse ela: 'Sim, Senhor, eu creio que Tu és o Cristo, o Filho de Deus que vem ao mundo'".

Presidente: Oremos: Ó Deus, escutai com bondade as nossas preces e aumentai a nossa fé no Cristo ressuscitado, para que seja mais viva a nossa esperança na ressurreição dos vossos filhos e filhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amém.

Presidente: Pai Nosso... / Ave Maria... / Glória ao Pai...

Presidente: Abençoai, Senhor, este túmulo (+). Que todos os que aqui repousam possam encontrar em Ti o descanso eterno.
Todos: Sois Vós o meu abrigo, Senhor, minha herança na terra dos vivos. Abri-me Vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão! Ouvi do céu uma voz que dizia: 'Felizes os que morrem no Senhor!'.

Presidente: Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno.
Todos: E a luz perpétua os ilumine.

Presidente: O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós.

Presidente: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém.

Presidente: Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe.
Todos: Graças a Deus.