A g n u s D e i

APOLOGÉTICA
Qual o valor da Tradição para a Igreja?

Muitas vezes ouvimos falar sobre a tradição da Igreja, contudo nem sempre sabemos do que se trata. Aliás, um ponto polêmico entre católicos e protestantes é quanto ao valor da Sagrada Tradição.

Esse problema surgiu por volta de 1536, quando Martinho Lutero, um dos pais da chamada Reforma Protestante, declarou que somente o que estivesse escrito na Bíblia deveria ser seguido - princípio conhecido como Sola Scriptura ou Somente as Escrituras - desprezando assim toda a Tradição de dezesseis séculos da Igreja.

Originalmente, Tradição é a transmissão oral de uma mensagem, algo que foi dito mas não escrito, de geração em geração. Eclesialmente, a Tradição é a Palavra de Deus não escrita na Bíblia, mas que foi transmitida de viva voz pelos primeiros cristãos e conservada nos ensinamentos, disciplinas e liturgia da Igreja. Dessa forma, a Tradição não pode ser contrária à Bíblia...

Temos então a seguinte controvérsia: os católicos crêem que os ensinamentos de Jesus encontram-se na Bíblia e na Tradição (ou seja, no ensino oral da Palavra de Deus) enquanto os protestantes acreditam que somente a Bíblia é confiável. Mas como comprovar o valor da Tradição da Igreja? Apesar de parecer difícil, o problema é simples de resolver:

  1. Praticamente Jesus nunca escreveu nada, somente pregou para aqueles que o escutavam. A única vez que Jesus escreveu alguma coisa, escreveu no chão e não foi documentado por nenhum dos evangelistas.
  2. Jesus jamais pediu para que seus discípulos escrevessem sobre seus ensinamentos. Muito pelo contrário, Jesus ordenou que o Evangelho fosse pregado a toda criatura (Mc 16,15) e disse também que aquele que escutasse seus discípulos estaria escutando a Ele próprio (Lc 10,16).
  3. Todos os discípulos foram convocados para pregar o Evangelho. Destes, apenas alguns resolveram colocar por escrito os ensinamentos de Jesus e, mesmo assim, somente no final de suas vidas. Os primeiros escritos do Novo Testamento (=epístolas de São Paulo) começaram a surgir 20 anos depois da ressurreição de Jesus. Os Evangelhos, então, datam de mais de 40 anos após.
  4. Se escrever as doutrinas de Jesus fosse o essencial, primeiro os apóstolos teriam escrito para somente depois pregar.
  5. Pregando o Evangelho, os apóstolos formaram e difundiram nas comunidades primitivas a Tradição cristã.
  6. Quem estabeleceu o cânon do Antigo (46 livros) e do Novo Testamento (27 livros) para os cristãos foi a Igreja no séc. IV, que se baseou na Tradição dos primeiros cristãos. Quem nega o valor da Tradição não pode acatar os livros da Bíblia pois ela, por si só, nada diz sobre quais livros devem ser considerados como legítimos.
  7. A própria Bíblia endossa o valor da Tradição, como podemos ver nas seguintes passagens:
    "Retém a forma das sãs palavras que de mim ouviste, inspiradas na fé e na caridade de Jesus." (2Tm 1,13)
    "Irmãos, mantende-vos firmes e guardai os ensinamentos que recebestes quer pela palavra oral, quer pela nossa carta." (2Ts 2,15)
    "Tu, meu filho, sê forte na graça de Cristo e que de mim ouviste perante muitas testemunhas, confia-o a homens capazes de ensinar a outros". (2Tm 2,1-2)
    Veja também: 2Ts 3,6...
  8. Os protestantes dizem que todo o ensinamento de Jesus está na Bíblia: não está! Vejamos:
    "Há muitas outra coisas que Jesus fez, as quais se se escrevessem uma por uma, creio que este mundo não poderia ser capaz de conter os livros que poderiam ser escritos!" (Jo 21,25)
    Veja também: Jo 20,30...

Retornar